Prefeito de Umuarama deve ter o mandato cassado nesta noite pela Câmara

Prefeito de Umuarama
Compartilhar

O prefeito Celso Pozzobom pode se tornar nesta sexta-feira, 21, o terceiro prefeito de Umuarama a ter mandato cassado, todos pela mesma acusação: desvio de dinheiro público.

Os dois cassados anteriormente foram Hênio Romagnolli e João Cioni Neto, ambos há mais de 40 anos.

A Câmara Municipal inicia às 18 horas uma sessão especial para votar a cassação ou não do mandato do prefeito, que está afastado do cargo desde meados de setembro a pedido do Ministério Público do Paraná. Ele é investigado por participar de um grupo que desviou recursos da saúde pública de Umuarama, mas a votação desta sexta se refere a uma denúncia protocolada pelo ex-prefeito Jorge Vieira sobre um apartamento comprado pelo prefeito afastado com dinheiro não declarado. O dinheiro, segundo suspeitas, seria parte dos desvios dos recursos da saúde pública.

Uma Comissão Processante da Câmara realizou investigações, ouviu testemunhas, promoveu oitivas e em seu relatório, elaborado pela vereadora Ana Novais, pede a cassação de Pozzobom.

“Ante todo o exposto, esta relatora conclui o presente parecer final para afastar as questões preliminares aduzidas pela defesa, e, quanto ao mérito, julgar pela procedência da acusação ofertada pela denúncia consubstanciada nos fatos e provas apuradas, de modo a reconhecer que o prefeito-denunciado Celso Luiz Pozzobom procedeu de modo incompatível com o decoro e dignidade do cargo, incorrendo na infração político-administrativa tipificada no inciso I do artigo 4º do Decreto-Lei 201/67 cuja sanção é a cassação do mandato/afastamento definitivo da função”.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas