Até disque-chope participava de licitação de pavimentação asfáltica; prefeito vai depor na PF

  • O prefeito afastado de Umuarama, Celso Pozzobom (PSC), que corre o risco de ter o mandato cassado por possível envolvimento em desvios de dinheiro da saúde pública, agora é investigado na Operação Jaborandi, da Polícia Federal, que investiga esquema de direcionamento de licitações de pavimentação asfáltica.

    Cerca de 120 policiais estiveram envolvidos no cumprimento de mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira, 26, em Umuarama, outras cidades do Paraná e no Estado do Pará. Pozzobom foi intimado para prestar depoimento na Delegacia da Polícia Federal em Guaíra.

    Prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom
    O prefeito afastado Celson Pozzobom acompanhou as buscas dos policiais em sua casa Foto: Arquivo MP

    Os policiais fizem buscas na prefeitura e na casa do prefeito afastado, de onde saíram carregando vários malotes. Outros documentos já haviam sido recolhidos pelo Ministério Público em outras investigações contra Pozzobom.

    Prefeitos seriam líderes do esquema

    A Operação Jaborandi investiga um possível esquema de corrupção que supostamente seria chefiado pelos prefeitos Pozzobom e Leonir Antunes dos Santos, de Boa Vista da Aparecida, no Pará, no que teriam se reunido para superfaturar valores e posteriormente dividir o dinheiro entre os envolvidos.

    O delegado Mateus Marins Correa de Sá, da PF, disse que as investigações começaram há um ano. “Ao longo deste período as equipes se depararam com fortes indícios de crime em pelo menos cinco licitações que ocorreram nesses municípios (Umuarama e Boa Vista da Aparecida). Trata-se, em verdade, de dois grupos criminosos, envolvendo empreiteiros, agentes públicos e políticos da região, que se uniam com o intuito de direcionar as licitações de pavimentação asfáltica”, explicou.

    “Em uma das licitações, por exemplo, o objeto licitatório era uma pavimentação urbana e uma das empresas concorrentes era um disque-chope da região”, revelou o delegado.

    Mais informações a qualquer momento.

    Comentários estão fechados.