Indicado pelo prefeito Ulisses Maia (PDT) para assumir a diretoria da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamim (PV) afirmou que aceitou o desafio, mas não sabe se continuará no cargo. “Vou fazer um trabalho de 30 a 60 dias para depois ver se permaneço”, disse ele por telefone na manhã desta quinta-feira (24/1), um dia após ser exonerado do cargo de secretário de Meio Ambiente e Bem-estar Animal.
Segundo Alkamim, que é cirurgião dentista, a decisão de continuar ou não na 15ª Regional de Saúde é pessoal. “Preciso ajustar minha vida particular, são problemas pessoais que eu já vinha tendo e questões de trabalho, já que eu e minha esposa temos uma clínica. Tenho outras propostas e tudo isso tem um custo”, disse.
De acordo com ele, as conversas para que assumisse a diretoria da regional começaram há cerca de uma semana. Alkamim confirmou que o nome dele para compor o cargo foi uma indicação do prefeito Ulisses Maia, que apoiou o governador Ratinho Junior durante a campanha. Alkamim também é filiado ao Partido Verde (PV), que fazia parte da coligação de Ratinho Junior na disputa ao governo.
“É normal que o governador e os secretários conversem com as lideranças regionais [para montar os cargos] e uma dessas lideranças é o prefeito Ulisses Maia. Essa relação do meu nome com o do prefeito é inevitável, então saio do governo dele para compor o governo do Ratinho”, afirmou Ederlei Alkamim.
Para Alckamim, as ações frente à Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal (Sema) foram positivas, principalmente a atuação do órgão contra o mau cheiro em algumas regiões da cidade. “A gente conseguiu atuar muito melhor que o IAP [Instituto Ambiental do Paraná] nessa questão dos odores por causa dos técnicos e da estrutura que a secretaria tem”.
Avaliação da estrutura da 15ª Regional de Saúde
Entre as áreas de atuação como diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamim disse que pretende aproximar a relação entre saúde e tecnologia, principalmente no combate a dengue. Porém, nesse primeiro momento, ele pretende promover um “choque de gestão” na regional para depois discutir com o Governo do Estado questões relacionadas à promoção da saúde.
“O primeiro ato será tomar conta da questão administrativa, dos patrimônios, carros e de toda a estrutura administrativa. As outras situações são coordenadas pelos técnicos e isso tudo está em andamento. Não parou”, declarou Alkamim. Como diretor da 15ª Regional de Saúde, ele terá que coordenar o trabalho junto as secretarias de saúde de 30 municípios.
O nome do substituto de Alkamim ainda não foi publicado no Órgão Oficial do Município, mas o atual secretário de Obras Públicas, Marcos Zucoloto, é quem deve assumir a Secretaria de Meio Ambiente. Para o lugar de Zucoloto, o nome mais provável é do engenheiro Albari Alves.
Comentários estão fechados.