Professor Niero e Dr. Jamal serão empossados na Câmara de Maringá em fevereiro. Um está retornando ao serviço público e o outro foi exonerado

  • Saem dois advogados e entram um professor e um médico. A partir de fevereiro de 2019, a Câmara de Maringá terá dois novos vereadores, Professor Niero e Dr. Jamal. Eles assumem os lugares de Homero Marchese (Pros) e Do Carmo (PSL), eleitos para a legislatura 2019-2022 da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

    Em comum, os dois que assumem o legislativo maringaense têm o fato de serem estreantes em cargos eletivos. O presidente da Câmara, Mário Hossokawa (PP), informou nessa segunda-feira (17/12) que os dois serão empossados na primeira sessão ordinária da Câmara do próximo ano, dia 5 de fevereiro.

    Hossokawa adiantou que os assessores dos atuais vereadores de Marchese e Do Carmo serão exonerados no dia 31 de dezembro próximo, uma dia antes da posse dos vereadores como deputados estaduais. São quatro assessores por Gabinete, que são indicados pelos vereadores e nomeados pelo presidente da Casa.

    O futuro vereador Cristiano Niero Astrath, conhecido como Prof. Niero, tem 36 anos e foi eleito primeiro suplente pelo PV, que em 2016 se coligou com o PDT do prefeito Ulisses Maia. Fez 1.874 votos. Marchese, o mais votado da atual legislatura, foi eleito pelo PV com 6.573 votos, mas atualmente está no Pros.

    O Prof. Niero é casado com a professora Marilda, formado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e atualmente dá aulas em colégios particulares, mas na manhã desta segunda-feira estava no Núcleo Regional de Educação providenciando seu retorno à rede estadual de ensino.

    Disse que vai reduzir sua carga de aulas para se dedicar às novas funções e que, como vereador, dará prioridade às áreas de educação e segurança. Afirmou que tem em mente alguns projetos de lei, mas que não poderia adiantá-los e informou que ainda não esteve no seu novo local de trabalho a partir de 2019.

    Indagado se será situação, já que pertence ao partido do vice-prefeito Edson Scabora (PV), ou se será oposição como o vereador que ocupa a cadeira que será dele, Niero disse que manterá “independência, votando de acordo com o que for melhor para população”. Avaliou que a administração Ulisses Maia “até o momento, de um modo geral, tem sido boa”.

    Jamal Ali Mohamad Abou Fares, chamado apenas de Dr. Jamal, fará 52 anos um dia depois do Natal. É maringaense de nascimento, especialista em Medicina de Família e Comunidade e trabalha na Santa Casa de Maringá. Problemas em relação a cumprimento de horário na rede municipal de Saúde culminou com sua exoneração no ano passado.

    Em 2016, durante a gestão de Roberto Pupin (PP), Dr. Jamal foi contra a implantação de ponto biométrico em algumas unidades básicas de saúde pela então secretária Carmen Inocente. Respondeu processo administrativo sob suspeita de não cumprir horário e a comissão concluiu pela sua exoneração. Coube ao atual prefeito assinar o documento.

    Dr. Jamal foi presidente do PSL, que nas últimas eleições municipais se coligou com PSDC, PTC, PSDB e PR. Fez 1.604 votos e ocupará a vaga de Do Carmo, que foi eleito com pelo PR com 4.180 votos e filiou-se ao PSL posteriormente.

    O médico foi candidato a deputado estadual pelo PSL em 2014, quando obteve 1.942 votos. Também foi candidato a vereador pelo PTB nas eleições de 2012, quando fez 1.298 votos. Dr. Jamal não atendeu e nem retornou as várias ligações feitas nos últimos dias.

    Comentários estão fechados.