Enio Verri (PT) lidera ranking paranaense de deputados municipalistas da Confederação Nacional dos Municípios e é o 9º do Brasil

  • O deputado federal maringaense Enio Verri (PT) lidera no Paraná e está entre os dez primeiros do Brasil no ranking da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre os parlamentares com mais atuação na Câmara dos Deputados em favor dos interesses dos municípios.

    Para montar a classificação são usados critérios quantitativos para montar uma pontuação baseada nos votos dos deputados para matérias de importância às causas municipalistas. Pontos extras também podem ser acumulados por ações que impactem no andamento dos projetos de lei.

    A análise levou em conta proposições sobre iluminação pública, aplicação mínima em serviços de saúde, apoio financeiro aos municípios, estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas, dentre outros.

    O deputado paranaense, procurado pela reportagem, disse que o seu trabalho na Comissão de Finanças e Tributação foi importante para a avaliação que o colocou entre os primeiros do país.

    “Milito na comissão para termos o objetivo de aumentar receitas e evitar despesas nos municípios, principalmente aquelas de interesse pessoal e que acabam virando promessas inviáveis”, disse Verri.

    Desempate se deu por atuação em Comissão

    No caso do deputado Enio Verri, além de ter votado favorável aos municípios em todas as matérias, também participou de articulação de projeto para ampliar as atribuições do Conselho de Gestão Fiscal.

    “É uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal que até hoje não foi colocada em prática. O debate estava parado. Fizemos um importante trabalho de bastidores para o convencimento dos deputados sobre a importância dessa questão”, destacou.

    Foi essa ação extra que classificou o petista à frente do deputado Assis do Couto (PDT), que ficou em 2º lugar no Paraná e 10º lugar do Brasil, com a mesma pontuação de Verri.

    Enio também lembra sobre a mudança na legislação sobre o ISS (Impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza) de cartões, leasing e construção civil. “Antes a arrecadação para as matrizes das empresas, estabelecidas em grandes centro. Agora, fica no município onde foi feita a compra – e isso é importante aos pequenos municípios”, declarou.

    Em outubro de 2017, Verri esteve em posição completamente oposta. No ranking do site politicos.org.br, ele foi classificado entre os piores do Brasil e prontamente questionou os critérios utilizados.

    No entanto, no mesmo mês, ficou em 2º lugar do Paraná no Prêmio Congresso em Foco, que premia os melhores parlamentares federais do Brasil.

    Veja a classificação dos melhores e piores do Paraná

    O Paraná conta com 30 dos 513 deputados em atuação na Câmara Federal. No ranking da CNM, dois dos dez melhores deputados do país são paranaenses. O Estado só fica atrás do Rio Grande do Sul, que tem três entre os dez primeiros.

    Os cinco melhores do Paraná e a posição no ranking nacional

    1º – Enio Verri (PT) – 9º no Brasil
    2º – Assis do Couto (PDT) – 10º no Brasil
    3º – Rubens Bueno (PPS) – 14º no Brasil
    4º – Dilceu Sperafico (PP) – 39º no Brasil
    5º – Luiz Carlos Hauly (PSDB) – 43º no Brasil

    Os cinco piores do Paraná e a posição no ranking nacional

    30º – Reinhold Stephanes (PSD) – 487º no Brasil
    29º – Osmar Bertoldi (DEM) – 486º no Brasil
    28º – Giacobo (PR) – 483º no Brasil
    27º – Nelson Padovani (PSDB) – 450º no Brasil
    26º – Delegado Francischini (SD) – 414º no Brasil

    Os maringaenses nos rankings estadual e nacional

    1º – Enio Verri (PT) – 9º no Brasil
    14º – Luiz Nishimori (PR) – 209º no Brasil
    20º – Edmar Arruda (PSD) – 285º no Brasil

    • O deputado federal Ricardo Barros (PP) não foi avaliado porque estava ministro da Saúde.

    Comentários estão fechados.