Paraná tem o melhor deputado do Brasil e Maringá o pior do Paraná

Luiz Carlos Hauly
Compartilhar

O Paraná tem o melhor deputado federal do Brasil e Maringá o pior do Paraná. É isso que mostra o ranking de 2017 do site polítcos.org.br, que propõe uma série de critérios para justificar pontuações positivas e negativas de todos os deputados federais no Brasil.

Em primeiro lugar – tanto no Paraná, quanto no Brasil – o londrinense Luiz Carlos Hauly (PSDB) foi o deputado federal que adquiriu a melhor pontuação. Ele alcançou 219 pontos, em uma média que é feita entre os seis critérios, como “Qualidade Legislativa” e “Processos Judiciais”.

Enio Verri
Levantamento apontou que o deputado federal Enio Verri foi o pior legislador do Estado em 2017

Por outro lado, o maringaense Enio Verri (PT) foi considerado o pior deputado federal do Paraná, com -183 pontos. Com essa pontuação negativa, Verri está na 489ª colocação geral do ranking, com 513 deputados.

A assessoria de Verri disse que está em contato com os avaliadores do site, para saber quais critérios estão sendo utilizados, “pois não fica clara como é feita a avaliação das leis”.

“Estamos aguardando o site responder. O deputado votou contra a reforma do ensino médio, por exemplo, e por isso, perdeu 20 pontos. Quer dizer, todos têm que votar à favor para serem bem avaliados? Qual o critério que o site utiliza? Estamos aguardando respostas do site para respondermos de maneira consistente”, ressaltou.

Nesta terça-feira (17/10), o PT de Maringá publicou uma reportagem em que questiona os critérios utilizados pelo site politicos.org.br para elaborar o ranking. 

Outro deputado maringaense que detém nota negativa é Edmar Arruda (PSD), com -97 pontos.  Ele aparece na 28ª colocação do Paraná – entre os 30 deputados federais do Estado -, e na 419ª colocação do Brasil.

O maringaense melhor colocado no site é Luiz Nishimori (PR). Está na 13ª posição no Paraná e 156ª no geral. O deputado é, também, o único maringaense com pontuação positiva no ranking: 51 pontos.

O quarto deputado federal maringaense, Ricardo Barros, não aparece no ranking, já que está afastado do parlamento para exercer a função de ministro da Saúde.

Procurados pela reportagem, nem Edmar Arruda e nem Luiz Nishimori responderam os questionamentos do Maringá Post até às 11 de hoje.

Edmar Arruda
Deputado federal Edmar Arruda (PSD) teve nota negativa no levantamento do site

Alvaro Dias é o melhor e Gleisi a pior

O site avalia também os 80 senadores – Aécio Neves, por estar afastado, não consta do ranking. O PP tem a melhor e o pior senador do País.

Na primeira colocação está a senadora gaúcha Ana Amélia, com 194 pontos. E o pior é o rondoniense Ivo Cassol, com -639 pontos.

Entre os senadores paranaense o mais bem colocado é Alvaro Dias (Podemos), que está na 27ª colocação geral, com 64 pontos. Alvaro também é o único senador paranaense com pontuação positiva.

Na segunda colocação do Estado está o senador Roberto Requião (PMDB), com -53 pontos, estando na 66ª posição no ranking geral do site.

Na terceira e última posição está a senadora Gleise Hoffmann (PT), com -110 pontos. A petista se encontra na 73ª colocação geral entre os 80 senadores.

PSDB é o partido melhor colocado

O partido que tem deputados federais nas melhores colocações no ranking é o PSDB, que tem, entre os dez melhores colocados, seis deputados. São eles, pela ordem:

  • Luiz Carlos Hauly (PR)
  • Daniel Coelho (PE)
  • João Gualberto (BA)
  • Fábio Souza (GO)
  • Pedro Cunha Lima (PB)
  • Lobbe Neto (SP)

Os deputados petistas aparecem apenas a partir da 315ª colocação. O melhormelhor colocado do partirdo é Angelim, do Acre, com -43 pontos. E pior é Ságuas Moraes, do Mato Grosso, com -373 pontos.

No Paraná, além de Enio Verri, há também Zeca Dirceu, que está 458ª colocação geral do Ranking, com -127 pontos.

O PMDB, partido do presidente da República e dono da maior bancada na Câmara dos Deputados – com 61 parlamentares -, tem legisladores a partir da 9ª colocação – Jones Martins (RS), com 168 pontos – até a penúltima colocação – Celson Jacob (RJ), com -485 pontos.

Critérios utilizados na avaliação

Ao todo, são cinco critérios centrais que alicerçam as avaliações do ranking e um critério “extra”. São eles:

  • Presença nas sessões

A cada 10% acima da média de faltas: – 10 pontos
A cada 10% abaixo da média de faltas: + 10 pontos
A pontuação para algum ano específico será anualizada, dividindo-se a nota pelo número de ano decorridos no mandato.

  • Privilégios:

A cada 10% acima da média de gastos: – 10 pontos
A cada 10% abaixo da média de gastos: + 10 pontos
A pontuação para algum ano específico será anualizada, dividindo-se a nota pelo número de ano decorridos no mandato.

  • Processos Judiciais:

Cada processo judicial: – 10 pontos
Cada acusação grave: – 10 pontos
Processos graves com condenação: Pesa o triplo

  • Qualidade Legislativa:

O politicos.org.br tem um Conselho de Avaliação de Leis que pontua as leis consideradas mais importantes de – 30 a + 30. De acordo com o site, é levado em consideração principalmente o combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício de recursos públicos.

  • Outros:

Formação:
+ 5 para formação universitária.

Filiação Partidária:
1 partido: + 10
2 partido: 0
3 partido: – 10
4 partido: – 20
5 partido: – 30

  • Extras:
    As pontuações extras são fruto de alguma iniciativa relevante não prevista nos demais critérios. Por exemplo, parlamentares que assinam bons projetos, mesmo que não consigam o mínimo possível de assinaturas para serem discutidos. Da mesma forma, os parlamentares podem perder pontos por conta de algum fato importante que não se enquadre nos critérios.

Congresso em Foco divulga premiação

O site Congresso em Foco, que tradicionalmente premia os melhores parlamentares do país, este ano traz dois paranaenses como destaques nos rankings nacionais: o deputado federal Rubens Bueno (PPS) e o senador Alvaro Dias (Podemos).

No ranking por Estado, o maringaense melhor colocado é o deputado federal Enio Verri (PT), que figura em segundo lugar, atrás apenas do Delegado Francischini (SD). A festa de premiação foi realizada na quinta-feira (19) à noite.

Veja os detalhes da divulgação do Congresso em Foco na reportagem do Maringá Post. 

Reportagem atualizada às 16h30 de terça-feira (17/10) com o link para reportagem publicada pelo site do PT de Maringá. 

Reportagem atualizada às 20 horas de sexta-feira (19/10) com o link para a reportagem do Maringá Post sobre os melhores parlamentares na premiação do Congresso em Foco.


Compartilhar