Governo de Cida Borghetti terá uma mulher no comando da PM e outra na chefia de Gabinete. Silvio Barros e Antonio Nardi estão confirmados

Por: - 6 de abril de 2018
Coronel Audilene, primeira mulher a comandar a PM em 164 anos de corporação

A governadora Cida Borghetti (PP) confirmou nesta sexta-feira (6/4) os nomes de seis secretários estaduais, entre os quais estão o ex-prefeito de Maringá Silvio Barros e o ex-secretário municipal de Saúde Antonio Carlos Nardi, que foi diretor do ministério da Saúde durante a gestão do deputado federal Ricardo Barros (PP).

A princípio Silvio vai responder por duas secretarias, pela de Desenvolvimento Urbano e, temporariamente, também pela Casa Civil. A primeira era ocupada por João Carlos Ortega e a segunda pelo deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB), candidato a reeleição. Nardi substitui o também maringaense Michele Caputo Neto.

Além de Cida Borghetti ser a primeira governadora do Estado, o Paraná também terá, pela primeira vez, em 164 anos de corporação, uma mulher no comando da Polícia Militar: a coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha. Da mesma forma, uma mulher será a chefe de Gabinete: Lucília Felicidade Dias, que já chefiava o gabinete da vice-governadoria.

O novo chefe da Casa Militar é o coronel Mauricio Tortato, que era o comandante da PM. E o chefe do Estado Maior o coronel Élio de Oliveira Manoel, cargo que era ocupado pela coronel Audilene. Na área militar, portanto, houve apenas uma troca de cadeiras.

O que Cida disse no ato de posse

Veja a íntegra do discurso de posse da nova governadora Cida Borghetti:

 

“Minhas primeiras palavras são para o governador Beto Richa – meu governador, meu líder, meu amigo.

Minhas primeiras palavras são para dar significado à palavra ética. Porque uma atitude só é plenamente ética se responder a três indagações:
eu quero?
eu posso?
eu devo?

Por isso, neste momento, antes de tudo, eu quero, eu posso e eu devo fazer um agradecimento especial ao senhor, governador. Muito obrigada por nos liderar.
Muito obrigada pela paciência e pelos ensinamentos.

Como governador, o senhor agiu com respeito aos paranaenses. Como líder, o senhor está comprometido com o Paraná. Como cidadão e político, o senhor tem conduta ética indiscutível. Como ser humano, o senhor trata as pessoas com carinho e respeito.

Por tudo isso, governador Beto Richa, receba hoje o nosso reconhecimento. Sucesso em sua nova caminhada, para a qual sei que não faltará o apoio dos paranaenses. Boa sorte e que Deus o abençoe.

Minhas palavras agora são para a minha família. Por tudo isso, este é um momento de agradecer e de pedir. Agradecer a todos – e a Deus – por assumir o governo do Paraná em condições excepcionais – o que faz do desafio um prazer. E pedir a valiosa ajuda de todos: deputados, prefeitos, vereadores, empresários, homens e mulheres. Ajuda para continuar o bom governo que realizamos até aqui.

O balanço que o governador Beto Richa acabou de fazer revela as virtudes do nosso governo; revela que muito foi feito para os paranaenses. Mas sabemos que ainda há muito a ser feito e que sempre haverá espaço para melhorar o que já foi feito.

É o curso natural da evolução, que nos faz melhores a cada dia e nos torna mais humanos.
Devemos um reconhecimento a todos que construíram este estado. Mas nosso compromisso é com o presente e com o futuro. Por isso, encaramos as dificuldades como oportunidades e os obstáculos como impulso a nos projetar para frente.

Neste momento em que assumo o governo do Paraná, vejo dois desafios que estão à frente de todos os demais. O primeiro desafio: administrar com harmonia, unidade e humildade.
O segundo desafio: consolidar a gestão pública nas cinco metas definidas há sete anos.
– o rigor técnico
– a disciplina legal
– a responsabilidade fiscal
– a honestidade intelectual,
– e a idoneidade moral.

Com esta diretriz, todo o resto se torna mais fácil para quem faz, menos penoso para quem usa, e transparente para a sociedade.

As medidas pensadas e implantadas a partir de 2015 por nosso governo deram ao Paraná as ferramentas necessárias para continuar avançando.

O governador Beto Richa teve atitude de estadista ao colocar o futuro do Paraná acima dos interesses pessoais e políticos.

É preciso coragem e desprendimento para agir assim. É um gesto que ficará registrado na história.

Havia uma certeza naquele momento: certeza de que era preciso fazer ajustes, sob pena de sacrificar os paranaenses. E deixar de atender os cidadãos não era uma opção.

Há uma certeza ainda maior hoje: a certeza de que o Paraná é exemplo de superação, mantém os serviços públicos, paga os salários em dia e continua investindo em infraestrutura e melhorias.

A melhor recompensa ao esforço de todos é um governo que funciona – e funciona bem.
Mas não podemos nos descuidar e colocar a perder tudo que conquistamos com dificuldade. Temos a nosso favor a grande capacidade de superar desafios, por maiores que sejam.

Fizemos isso antes, e estamos fazendo agora. Isso nos dá segurança para continuar trabalhando – porque o estado nunca fica pronto por inteiro. O estado precisa sempre de mãos boas que o guie e cuide. Precisa sempre de mentes brilhantes que o aperfeiçoe. 
E precisa, acima de tudo, de corações bondosos que o ame.

Vamos manter o Paraná no rumo da prosperidade, na certeza de que todos ganharão, porque todos somos irmãos.

Meus queridos amigos.

Todos querem saber qual será nosso próximo passo. O que fazer – e como fazer – para prolongar o bom período que o Paraná vive?

Penso que governar é muito mais que simplesmente cumprir compromissos.
É também indicar o caminho que vamos seguir. Caminho que faremos com respeito a princípios sólidos:

– diálogo permanente com a sociedade
– prioridade para as pessoas
– foco na gestão pública e
– o exercício seguro da autoridade.

Uma sociedade só avança pelo desejo da maioria, jamais pelos interesses de grupos isolados.

Por isso, minha gestão será pautada pelo apoio mútuo entre governo e sociedade.

Para isso, peço o apoio do setor produtivo, dos trabalhadores, das mulheres.

Peço o apoio dos sindicatos, dos servidores públicos, do Legislativo. Peço o apoio do Judiciário, dos municípios, do Ministério Público. Peço o apoio dos deputados federais, dos deputados estaduais, dos prefeitos e dos vereadores. Peço o apoio do governo federal e das entidades de classe. Peço o apoio de todos os paranaenses, indistintamente.

O diálogo e o apoio ampliam as oportunidades de atender o princípio de cuidar mais das pessoas.

Não queremos apenas um estado melhor. Queremos paranaenses melhores.

Não queremos apenas um governo com as finanças em ordem. Queremos paranaenses com as finanças em ordem, com emprego e renda.

Trabalhamos muito para transformar o Paraná. Agora vamos trabalhar para transformar os paranaenses. Afinal, pessoas transformadas transformam pessoas, que mudam a realidade para melhor. O Paraná é um estado rico, mas só será justo quando as conquistas do desenvolvimento forem partilhadas entre todos os paranaenses.

Vamos também aperfeiçoar a gestão pública.

Temos muitos exemplos de excelência, que vamos semear por todas as áreas.
Não vamos nos contentar com pouco. Vamos buscar os melhores níveis de prestação de serviços e os melhores indicadores de governança.

Para isso, conto com uma equipe de governo composta pelos melhores profissionais do Paraná. Conto com os servidores públicos, de todos os poderes, que são parte indispensável da minha equipe de governo.

Conto com vocês, porque se estão aqui hoje é para reafirmar o compromisso que têm com o Paraná. Conto com todos os paranaenses, que nunca faltaram ao nosso governo e não faltarão agora e no futuro. E os paranaenses podem contar comigo, porque sabem o compromisso que tenho com o Paraná e sua gente.

Vamos administrar buscando o Ponto de Equilíbrio para cada demanda, para cada situação.
O Ponto de Equilíbrio é aquele que se aproxima do ideal, que é o objetivo de um bom governo. E o bom governo é aquele que exerce a autoridade com celeridade, justiça e responsabilidade.

Meus amigos,

Estamos no meio de um trabalho, não no fim. Não existe meio governo. Existe uma população inteira que precisa de serviços de qualidade.

Nossa equipe tem de dar respostas precisas e rápidas. Para isso, teremos harmonia, unidade e humildade – elementos essenciais para alcançar elevado grau de eficiência.
Os paranaenses esperam de nós nada menos que o máximo. O máximo em dedicação, em experiência e o máximo do talento que nos diferencia.

Cheguei até o cargo de governadora pelo caminho reto do estudo, do trabalho e da dedicação. Mas não governarei sozinha; governarei com todos. Seremos, a um só tempo, humanos e gestores – e com isso seremos invencíveis.

Estou bem consciente das expectativas que acompanham minha posse como primeira mulher a governar o Paraná. Por isso, reafirmo o compromisso de manter, continuar e aperfeiçoar tudo o que o Paraná tem, e de construir o que ainda não tem.

Reafirmo o compromisso de destinar os percentuais legais para a educação e a saúde.

Reafirmo o compromisso de investir na segurança, na habitação, na cultura, no meio ambiente, na agricultura, na geração de empregos – e em todas as áreas.

Reafirmo o compromisso de manter e elevar os investimentos em infraestrutura.

Reafirmo o compromisso de apoiar o agronegócio, que é nossa vocação natural.

Reafirmo o compromisso de fazer da inovação o instrumento que conecta todas as ações do governo.

Reafirmo o compromisso de manter e expandir o programa de atração de investimentos – o Paraná Competitivo – para gerar mais empregos e renda.

Reafirmo o compromisso de defender a primeira infância e combater o câncer de mama – duas bandeiras que tenho orgulho de defender há muito tempo.

Reafirmo o compromisso de fortalecer os laços com os setores produtivos de todas as áreas, colocando a estrutura pública a serviço do desenvolvimento.

Reafirmo o compromisso de ampliar o acesso ao governo federal, na defesa dos interesses do Paraná.

Reafirmo o compromisso de continuar a melhorar os serviços públicos, investindo em tecnologia e capacitando nossos servidores.

O governo será eficiente se contar com servidores motivados e valorizados – por isso, faremos com eles uma parceria duradoura.

Reafirmo o compromisso de desburocratizar a prestação dos serviços públicos.

Reafirmo o compromisso de realizar um governo municipalista, focado no apoio aos prefeitos de todas as cidades, porque é lá que as pessoas vivem.

Construiremos uma parceria de mão dupla: Estado e Municípios trabalhando para alcançar objetivos comuns.

Reafirmo o compromisso de ouvir as demandas dos vereadores das 399 cidades do Estado – são eles que falam com os cidadãos todos os dias.

Reafirmo o compromisso de executar agenda conjunta com os deputados estaduais, que são corresponsáveis na gestão do Paraná.

As ações do Executivo precisam, em muitos casos, do aval do Legislativo. São, assim, poderes complementares e, por isso, serão parceiros constantes.

Reafirmo o compromisso de manter um canal permanente de diálogo com os deputados federais, que representam os paranaenses no Congresso e trazem recursos para o Estado.

Reafirmo o compromisso de manter em nível elevado nossas relações com a Igreja – que realiza importantes ações sociais e culturais.

Meus amigos,

As circunstâncias atuais nos impõem atitudes que apontem direções seguras a seguir. Não há espaço para experimentalismos, para aventuras, para promessas vazias, e para a mentira.

Nós vamos trabalhar com a verdade, porque a verdade liberta. Vamos sempre mostrar aos paranaenses a extensão dos nossos problemas e o valor das nossas conquistas. E vamos construir a confiança múltipla: governo, empresários, trabalhadores, mulheres e homens que querem o bem do Paraná.

Faremos isso porque sabemos com o que se faz o Paraná. O Paraná se faz com gente e trabalho Com gente e planejamento. Com gente e investimento. O Paraná se faz com gente e gestão eficiente. Com gente e educação. Com gente e saúde. O Paraná se faz com gente que dialoga. Com gente que pensa. Com gente que vive. Mas acima de tudo, o Paraná se faz com gente que ama a nossa gente.

Peço a Deus que me dê sabedoria para governar o Paraná com justiça, serenidade e amor.

Peço a Deus que me dê inteligência para saber a diferença entre o bem e o mal, entre o certo e o errado.

Peço a Deus que dê a cada um dos paranaenses muita luz, para iluminar o caminho que vamos seguir juntos.

Juntem-se a nós nessa caminhada.

Vamos fazer do Paraná o lugar que sempre sonhamos – o lugar onde a vida vale a pena ser vivida.

Que Deus nos abençoe.

Muito Obrigada”.

 

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.