DER-PR recua sobre decisão de fechar cruzamentos da BR-376 em Sarandi nesta quarta-feira. Agora, vai aguardar audiência pública do dia 11 de abril

  • O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) suspendeu na manhã desta quarta-feira (28/3) a decisão anunciada ontem no final da tarde sobre o fechamento dos dois cruzamentos na BR-376 no trecho urbano de Sarandi, nas avenidas Rio de Janeiro e Inglaterra, que seria realizado hoje.

    O fechamento está suspenso até o dia 11 de abril, quando então será realizada uma audiência pública para discutir a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que os cruzamentos sejam fechados e o semáforos sejam retirados dos quilômetros 182,7 e 183 da BR-376.

    A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira por meio de um áudio do inspetor Martinez, na Polícia Rodoviária Federal (PRF), distribuído por Whatsapp para os veículos de comunicação social.

    A suspensão da decisão de fechar os dois cruzamentos, provavelmente, atende ao pedido do prefeito de Sarandi, Walter Volpado (PSDB), que ao saber da decisão do DER-PR viajou para Curitiba com o objetivo de conversar com a vice-governadora Cida Borghetti (PP) e pedir o adiamento da interdição.

    A recomendação do procurador federal Adrian Pereira Ziemba, emitida no dia 12 de março, concedeu 60 dias para as providências serem tomadas pelo DER-PR, Viapar e Prefeitura de Sarandi. Ele sustentou o fechamento em levantamento feito pela PRF que mostra a ocorrência de 11 acidentes no trecho apenas em 2018.

    Ziemba havia solicitado que Volpato não tomasse nenhuma atitude política no sentido de impedir o fechamento dos cruzamentos, que se dá por motivos técnicos e visa a preservar vidas. Pediu que o prefeito “se abstenha de adotar conduta destinada a obstaculizar o fechamento dos tais cruzamentos e desligamento dos semáforos”.

    Em novembro do ano passado, os dois cruzamentos  já haviam sido fechados pela Viapar, concessionária que administra a rodovia, a pedido do DER-PR. Porém, em dezembro de 2017 a governadora em exercício, Cida Borghetti, decidiu atender aos pedidos do prefeito de Sarandi e determinou a reabertura.

    Comentários estão fechados.