Novo Fórum irá ocupar a praça do antigo aeroporto em 2018. Avenida Brasil será prolongada no Novo Centro Cívico

20 de dezembro de 2017
Vista área, com sobreposição do projeto viário, na área do Novo Centro Cívico e Eurogarden / Divulgação PMM

A praça localizada em frente ao prédio do antigo aeroporto dará lugar ao novo Fórum de Maringá em 2018. A afirmação é do prefeito Ulisses Maia (PDT), em entrevista concedida ao Maringá Post na tarde de terça-feira (19/12).

Maia revelou ter recebido um ofício do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ/PR) com a notícia de que o projeto do novo Fórum de Maringá, aprovado em 2012, começará a ser executado em 2018.

“Não vou brigar contra a construção do novo fórum. A cidade precisa. Serão mais de R$ 90 milhões em investimentos. Mas não vou deixar de garantir uma nova área de lazer para a população”, garantiu.

Para compensar a perda da área de aproximadamente 14 mil m², conhecida por muitos como Praça Salgado Filho, que é bastante utilizada nos finais de semana para a prática de várias atividades esportivas e de lazer, o prefeito prometeu que irá construir o Aero Park.

“O Aero Park será um novo espaço de lazer para a comunidade, que irá ocupar parte da pista do antigo aeroporto. E este espaço será liberado para funcionar antes da obra do novo Fórum acabar com a praça”, afirmou.

Além da obra do Poder Judiciário, o prefeito lembrou que o Hospital da Criança de Maringá também começa a ser construído no começo de 2018. “A Organização Mundial da Família está com o dinheiro liberado e tem condições de iniciar as obras imediatamente. Eles irão usar uma tecnologia americana e falam em concluir o projeto em menos de um ano.”

Em relação aos outros terrenos do Novo Centro Cívico, o prefeito disse que solicitou ao superintendente do Patrimônio da União no Estado do Paraná, Jorge Luiz Moreira da Silva, a relação de todos os terrenos já liberados na área para outros órgãos públicos. “Queremos empenhar estes órgãos para começar a construir”, afirmou.

Avenida Brasil será prolongada até o Novo Centro Cívico

Outra novidade na área é o prolongamento da Avenida Brasil. “A empresa responsável pelo Eurogarden nos informou que vão começar a executar o loteamento e vão começar a abrir a Avenida Brasil”, disse.

A previsão é que as obras de infraestrutura para o prolongamento da avenida sejam iniciadas em 2018.

Questionado sobre a Operação Consorciada Urbana Novo Centro Cívico / Eurogarden, o prefeito Ulisses Maia informou que a lei aprovada em junho de 2013 continua a vigorar.

“A operação consorciada está em pé. A empresa (Grupo Argus Empreendimentos) tem anunciado, inclusive, que vai começar a fazer. O projeto prevê ainda todo o paisagismo e o plantio de árvores. Serão centenas de espécies diferentes”.

Na primeira reportagem da série do Maringá Post a partir de entrevista com o prefeito Ulisses Maia, o assunto foi segurança pública.