Servidores irão receber os R$ 70 milhões da trimestralidade até setembro de 2024

  • Em reunião na tarde desta segunda-feira (9/10), a Prefeitura de Maringá e o Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar) fecharam um acordo, a ser homologado em juízo, para o pagamento da trimestralidade.

    Pela proposta da prefeitura, aprovada por unanimidade em assembleia dos servidores realizada no sábado (7/10), o município pagará em sete anos um total de R$ 70 milhões. De acordo com o advogado do sindicato, Silvio Januário, o servidor receberá 10% de seu crédito em 2018. E, entre 2019 e 2024, serão pagos 15% anuais.

    O pagamento será efetuado em parcela única anual, sempre no mês de setembro. Até o final do ano, cada um dos 3,5 mil servidores incluídos na ação judicial saberá exatamente quanto irá receber.

    Nesta segunda-feira, ao fechar o acordo com os servidores, o prefeito Ulisses Maia (PDT), considerou que esta decisão entra para a história.

    “Quantas pessoas morreram sem receber. Agradeço nossa equipe, em especial Alexis Kotsifas que realizou um brilhante trabalho na condução da negociação. Fechando os ralos em que o dinheiro escorria talvez poderemos pagar antes a ação. Confesso que seria um processo mais demorado, sendo muito gratificante este momento contando com o apoio dos vereadores”, afirmou.

     

    O presidente da Câmara Municipal, Mário Hossokawa, lembrou do início do não pagamento do reajuste trimestral, em uma época de inflação “acima de 10 % ao mês”. “Naquele período, em uma sessão conturbada, estava na Câmara Municipal quando cometeram uma injustiça com os servidores revogando o reajuste. Não esperava que a trimestralidade fosse resolvida em tão pouco tempo”, destacou.

    A presidente do Sismmar, Iraídes Baptistoni, agradeceu o prefeito em não medir esforços para um acordo. “Os trabalhadores aprovaram no último sábado a proposta. Agradeço Alexis pela condução muito bem feita do processo como também ao nosso advogado que está nesse processo conosco há 26 anos”, disse.

    O servidor José Benedito Alves, 75 anos, o “Bico Doce” que trabalhou por 35 anos, como porteiro do Estádio Willie Davids, lembrou que o pagamento é uma homenagem para os mais de 800 servidores que faleceram sem receber a ação. “Estou nessa espera há muito tempo e tenho certeza que esse dinheiro fará a diferença para muitas famílias. Ficamos tranquilos pois viúvas e filhos poderão receber”, lembrou.

    Há ainda, em paralelo à ação protocolada pelo Sismmar, que agora termina em acordo,  ações de outros servidores que ingressaram em separado na Justiça para receber os benefícios. Entenda melhor como surgiu a dívida da trimestralidade nesta outra reportagem do Maringá Post.

    (Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá e do Sismmar)

    Comentários estão fechados.