Entenda a diferença entre ração normal, premium, super premium e grain free

  • Quando falamos em nutrição, é muito comum que o os tutores fiquem com dúvidas ou confusos quanto a escolha da ração ideal para o seu animal, afinal além das diversas marcas, sabores e tamanhos disponíveis no mercado, existem ainda certas nomenclaturas utilizadas pelos próprios fabricantes para classificarem a qualidade das rações: Normal, Premium, Super premium e Grain Free. 

    Afinal, qual a melhor escolha? Para ajudar você a decidir qual a alimentação mais adequada, vamos explicar as principais diferenças entres as categorias de rações: 

    Ração Normal 

    A ração normal, ou “Standart”, é a categoria mais básica do mercado, possui uma fórmula mais simples, usando ingredientes menos nobres e não muito nutritivos como, farinha de ossos, glúten, proteínas simples e um índice baixo de carne. Devido a qualidade inferior dos ingredientes e dos níveis nutricionais muito próximos ao mínimo de proteína, gordura, energia, vitaminas e microminerais enquanto os níveis de carboidratos, fibras, cálcio e o fósforo são muito altos, a digestibilidade acaba sendo reduzida, fazendo com que o animal tenha que comer mais para sentir-se saciado. Como consequência podemos observar fezes mais volumosas, com mau odor, além de uma pelagem intermediaria à ruim, com maior índice de queda. 

    Ração Premium 

    Essa categoria, possui um nível nutricional maior, ingredientes mais nobres e uma porcentagem maior de proteínas de origem animal em relação a “Standart”. Algumas possuem a inclusão de suplementos e ingredientes funcionais, como probióticos, frutas, vegetais, Ômega 3, entre outros, que visam não somente atender os níveis nutricionais mínimos, mas também uma nutrição que objetiva uma boa saúde a longo prazo. 

    As rações premium oferecem um nível maior de digestibilidade, senso assim, a quantidade de ração que o animal precisa consumir é menor que o de rações standard, a qualidade dos pelos é boa, com brilho e menos queda. 

    Ração Super Premium 

    A ração Super Premium possui uma composição com maior quantidade de proteína animal, tornando o seu valor nutricional mais alto que as demais, além de possuir ingredientes mais nobres, como nutracêuticos e ingredientes integrais e funcionais, como carne fresca, arroz integral, frutas e vegetais desidratados, probióticos, entre outros. 

    Essas rações propiciam fezes reduzidas, firmes e com pouco odor, pelagem brilhante, macia e com pouca queda, e por terem maiores teores de nutrientes, os animais podem comê-las em menor quantidade para se manterem nutridos. 

    Geralmente não possuem corantes, algumas marcas optam por usar conservantes naturais e podem ou não conter ingredientes transgênicos. 

    Ração Grain free 

    O termo inglês “grain free” significa “livre de grãos”. São alimentos formulados e desenvolvidos tendo como prioridade a fisiologia dos carnívoros e para satisfazer o paladar mais primitivo dos caninos e felinos.

    Esse tipo de alimentação se baseia na alimentação dos pets em seu habitat natural, utilizando proteínas de origem animal como ingrediente principal e uma quantidade menor de carboidratos, visto que em seu estado natural tanto cães quanto gatos possuem dietas com altos níveis proteicos e lipídicos e baixos teores de carboidratos. 

    Animais que possuem dietas com alto índice de carboidratos, podem desenvolver patologias como obesidade, hiperinsulinemia, resistência à insulina, inflamações, hiperglicemia entre outras.

    Dietas grain free, possuem níveis reduzidos e fontes alternativas de carboidratos, que podem ser leguminosas, como a lentilha, ou vegetais como a mandioca, opções mais saudáveis e nutritivas. 

    Além de possuir níveis de proteína bruta mais elevados, são utilizados ingredientes nobres, como carnes frescas e desidratadas, ovos, óleos animais como de frango e de peixes.

    Esse tipo de dieta visa uma boa saúde e longevidade aos animais, apesar do seu custo ser maior, comparado as outras categorias de rações, devemos considerar que animais bem nutridos, apresentam menos problemas de saúde, com isso uma qualidade de vida maior. 

    Benefícios da ração Grain Free: 

    • Baixo índice glicêmico; 
    • Maior palatabilidade; 
    • Rica em proteínas de origem animal e de alto valor biológico; 
    • Auxilia na redução do odor das vezes; 
    • Melhor digestibilidade; 

    Fazer o manejo nutricional correto, com alimentos de qualidade, levando em consideração fatores básicos como espécie, raça, porte e idade, é de suma importância para garantir saúde e a longevidade do pet, promovendo um desenvolvimento saudável e garantindo disposição e energia diária que o animal precisa para o seu dia a dia. 

    Texto redigido pelo médico veterinário Dr. Paulo Stein Kojo e graduanda Lorena Barros da Rocha.

    Comentários estão fechados.