Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Uma nova frente fria se desloca sobre o Sul do Brasil nesta semana, atingindo o Paraná a partir desta quarta-feira (21). O fenômeno deve provocar chuvas e queda nas temperaturas máximas, segundo previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).
A instabilidade será mais intensa nas regiões Oeste, Sudoeste e Litoral, com acumulados previstos entre 40 mm e 70 mm. No Norte do Estado, a expectativa é de pancadas isoladas e com menor volume.
As temperaturas mínimas, registradas geralmente ao amanhecer, devem se manter estáveis. No entanto, as tardes ficarão mais amenas, principalmente após a passagem da frente fria na quinta-feira (22).
No fim de semana, o tempo volta a firmar em boa parte do Estado. A exceção é o Litoral, que pode ter garoa ocasional. No Centro-Sul e Leste, o clima deve seguir mais ameno, enquanto Norte e Oeste continuarão com temperaturas elevadas.
Algumas cidades seguem com registros acima da média histórica para maio. Maringá, por exemplo, marcou até 2,3°C acima do habitual. Toledo registrou 4,9°C a mais, São Miguel do Iguaçu 3,5°C e Santa Helena 3°C acima da média.
O Simepar mantém atualizações diárias sobre as condições do tempo nos 399 municípios paranaenses. As previsões detalham volumes de chuva, temperaturas e condições de vento e umidade.