Com falta de chuvas, Sanepar reforça alerta para uso consciente da água no Paraná

Com baixos níveis dos mananciais devido à escassez de chuvas, companhia reforça importância do consumo racional em todas as regiões, principalmente nas áreas Central e Oeste.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) emitiu um alerta sobre a necessidade de economizar água no Estado. O recado vale para todo o Paraná, mas o foco principal são as regiões Central e Oeste, que registram níveis preocupantes nos mananciais de abastecimento.

    De acordo com o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, a situação é resultado da escassez de chuvas nos últimos meses. Informações do InfoHidro — sistema desenvolvido com o Simepar — apontam vazões muito abaixo da média em diversos rios e fontes subterrâneas usados no abastecimento.

    “Mesmo fora de períodos de estiagem severa, o uso responsável da água precisa ser constante. Agora, com a redução das chuvas, esse cuidado se torna ainda mais necessário”, afirma o diretor.

    Municípios como Vitorino e Francisco Beltrão enfrentam queda expressiva no volume de água dos rios. Em Curitiba, a previsão era de mais de 120 milímetros de chuva nos últimos 30 dias, mas o registrado foi pouco mais de 40 mm. Na capital, o abastecimento conta com apoio de barragens, que aliviam a situação durante o inverno — período historicamente mais seco.

    A Sanepar reforça que o uso da água tratada deve se concentrar em atividades essenciais, como alimentação e higiene pessoal. Medidas simples — como reduzir o tempo de banho, fechar torneiras enquanto se escova os dentes ou lava a louça, usar água da chuva e consertar vazamentos — ajudam a preservar o recurso e, de quebra, podem diminuir o valor na conta de água.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.