ACIM lança cooperativa de energia renovável para pessoas físicas e jurídicas em Maringá. Ideia une associativismo e sustentabilidade

Por: - 22 de outubro de 2019
Vai ter sol na segunda-feira em Maringá / José Fernando Ogura

A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) lançou uma cooperativa com a proposta de democratizar o acesso a fontes de energia renovável. A ideia une uma visão associativista, com sustentabilidade e a possibilidade de reduzir os custos do insumo.

A cooperativa vai ter a participação de pessoas físicas e jurídicas, mas o foco inicial é firmar parcerias com usinas de energia renovável que possam fornecer a energia limpa de fontes solar, eólica e de biomassa.

“Vamos arrendar as usinas e fornecer energia para os consumidores e pequenas e médias empresas. Eles terão energia mais barata como se fossem grandes consumidores. Isso vai fazer com que as famílias tenham mais dinheiro para consumir no comércio, e fazer com que as empresas diminuam seus custos e sejam mais competitivas”, considera o presidente da ACIM, Michel Felippe Soares.

O presidente também cita a vocação associativista de Maringá. Há, inclusive, em tramitação no Senado Federal um projeto de lei que pretende tornar a cidade a Capital Nacional do Associativismo.

A iniciativa é do senador Flávio Arns (Rede-PR). “Ao conferirmos esse título, estamos reconhecendo a importância de Maringá para a história do associativismo brasileiro e fortalecendo ainda mais a cidade no cenário nacional”, afirma o senador.

A força do associativismo em Maringá se confirma pela presença de nove cooperativas no município, nos setores de crédito, saúde e trabalho. Juntas, as cooperativas de Maringá têm cerca de 276 mil cooperados, mais de 5 mil colaboradores e foram responsáveis por um faturamento total de R$ 5,7 bilhões em 2018.

“Nossa cidade tem um espírito associativista e cooperativista muito forte. Temos o Sicoob, Sicredi, Cocamar e outras cooperativas que beneficiam à comunidade”, afirma o presidente da ACIM.

Mais informações sobre a cooperativa de energia renovável da ACIM podem ser obtidas por meio do telefone 0800 600 9595 ou na sede da Associação, na Rua Basílio Sautchuk, 388.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.