ACIM lança cooperativa de energia renovável para pessoas físicas e jurídicas em Maringá. Ideia une associativismo e sustentabilidade

Por: - 22 de outubro de 2019
Vai ter sol na segunda-feira em Maringá / José Fernando Ogura

A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) lançou uma cooperativa com a proposta de democratizar o acesso a fontes de energia renovável. A ideia une uma visão associativista, com sustentabilidade e a possibilidade de reduzir os custos do insumo.

A cooperativa vai ter a participação de pessoas físicas e jurídicas, mas o foco inicial é firmar parcerias com usinas de energia renovável que possam fornecer a energia limpa de fontes solar, eólica e de biomassa.

“Vamos arrendar as usinas e fornecer energia para os consumidores e pequenas e médias empresas. Eles terão energia mais barata como se fossem grandes consumidores. Isso vai fazer com que as famílias tenham mais dinheiro para consumir no comércio, e fazer com que as empresas diminuam seus custos e sejam mais competitivas”, considera o presidente da ACIM, Michel Felippe Soares.

O presidente também cita a vocação associativista de Maringá. Há, inclusive, em tramitação no Senado Federal um projeto de lei que pretende tornar a cidade a Capital Nacional do Associativismo.

A iniciativa é do senador Flávio Arns (Rede-PR). “Ao conferirmos esse título, estamos reconhecendo a importância de Maringá para a história do associativismo brasileiro e fortalecendo ainda mais a cidade no cenário nacional”, afirma o senador.

A força do associativismo em Maringá se confirma pela presença de nove cooperativas no município, nos setores de crédito, saúde e trabalho. Juntas, as cooperativas de Maringá têm cerca de 276 mil cooperados, mais de 5 mil colaboradores e foram responsáveis por um faturamento total de R$ 5,7 bilhões em 2018.

“Nossa cidade tem um espírito associativista e cooperativista muito forte. Temos o Sicoob, Sicredi, Cocamar e outras cooperativas que beneficiam à comunidade”, afirma o presidente da ACIM.

Mais informações sobre a cooperativa de energia renovável da ACIM podem ser obtidas por meio do telefone 0800 600 9595 ou na sede da Associação, na Rua Basílio Sautchuk, 388.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.