Programa do Sebrae vai incentivar abertura de novas cervejarias em Maringá. Ideia é formalizar “paneleiros”

Por: - 2 de agosto de 2019

O Sebrae/PR vai apresentar na quarta-feira (7/8), em Maringá, um programa de incentivo às cervejarias artesanais que a entidade desenvolve no Paraná desde 2017. Para fortalecer o segmento, vai ser apresentado um programa que auxilia os produtores informais de cerveja, também conhecidos como “paneleiros”, a montarem um negócio.

O lançamento vai ser realizado em evento gratuito com palestras na sede do Sebrae, em Maringá. O encontro é para quem fabrica cerveja caseira e pensa em transformar o hobby em negócio e outros interessados na temática.

A programação inclui o detalhamento do programa do Sebrae/PR para cervejeiros, além de palestra do coordenador do curso Tecnologia em Produção Cervejeira da Unicesumar, Diogo Hendges, que vai falar sobre tendências de mercado e apresentação do trabalho realizado pela Confraria dos Cervejeiros de Maringá (Concerva), entidade apoiadora do evento.

A consultora do Sebrae/PR, Rosineide Pereira, salienta que a finalidade do evento é ampliar conhecimento e a rede de contatos de potenciais empreendedores. “O mercado cervejeiro vive um momento de expansão. Recebemos muita procura de pessoas que querem crescer nesse ramo, mas é preciso empreender de forma correta”, acrescenta Rosineide.

Para Nerino Consoni Junior, presidente da Concerva, que nasceu em 2016 e atualmente tem 140 membros, o conhecimento é primordial ao avanço do mercado. É justamente o que propõe a entidade ao divulgar e dar suporte ao desenvolvimento da cultura cervejeira.

“Estimamos que a participação das cervejarias artesanais no mercado nacional gire em torno em 2%, enquanto nos Estados Unidos é de 20%. Há espaço, mas a produção precisa ter qualidade”, frisa Consoni Junior.

O programa que o Sebrae/PR vai lançar se chama “Como Transformar o Hobby de Fabricar Cervejas Artesanais em Negócios”. É voltado estudar a viabilidade da montagem de uma cervejaria. As atividades acontecerão em formato de trilha, em que os participantes conhecem cada etapa necessária para o desenvolvimento das atividades e identificam qualidades e falhas do negócio.

O programa vai começar no dia 27 de agosto, vai oferecer curso de modelos de negócios, workshops de plano de negócios, tributação, branding e rótulo, marketing digital, além de consultoria individual para revisão do plano de negócios. As formas de adesão serão apresentadas no evento de lançamento.

A palestra de lançamento do programa para os “paneleiros” vai ser na quarta-feira (7/8) a partir das 19 horas na sede do Sebrae/PR em Maringá, que fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1116. A participação é gratuita e deve ser confirmada pelo telefone (44) 3220-3474 ou e-mail [email protected]

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.

Tenha acesso liberado ao melhor jornalismo da cidade. Assine o Maringá Post e fique bem informado. Saiba mais aqui.