Codem estima criação de 166 vagas temporárias neste final de ano na cidade, mas só o Maringá Park já abriu 130

  • O Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem) estima que o aumento de cerca de 15% nas vendas no comércio – em virtude da tradição de dar presentes a parentes e amigos no Natal e das festas de final de ano – gere a abertura de 166 vagas temporárias de trabalho.

    Aparentemente, a projeção do Codem para este ano é pessimista, diferente do ano passado, quando as contratações ficaram abaixo do previsto pelo conselho. Apenas o Shopping Maringá Park está ofertando cerca de 130 empregos temporários para promotores de vendas.

    As Casas Pernambucanas do Shopping Catuaí, por suas vez, abriu 15 vagas para vendedores, sendo que cinco delas já haviam sido preenchidas nesta sexta-feira (10), com salários de R$ 1,3 mil e “80% de chances de efetivação”, segundo a gerência da loja.

    Os setores que deverão concentrar a maior parte de vagas temporárias, segundo o economista do Codem, João Ricardo Tonin, são as lojas de vestuários, presentes, utilitários e supermercados – sendo que esse último setor recentemente já efetivou contratações não temporárias.

    Tonin observa que esse momento do ano é uma ótima oportunidade para quem deseja ser efetivado. “É uma época que gera expectativas nos empresários. A proatividade e a pontualidade são fatores cruciais para quem deseja manter o emprego no próximo ano”, diz.

    Tonin analisa que a situação econômica é favorável para o comércio maringaense. No acumulado do ano, “já foram preenchidas cerca de duas mil vagas de emprego que haviam sido perdidas”.

    Entre os fatores macroeconômicos que estão proporcionando a abertura de vagas temporárias e efetivas estão as taxas de juros mais baixas – caíram pela metade em relação ao ano passado -, que estão em torno de 7% ao ano. “O consumo depende do crédito”, observa o economista.

    Outro fator importante, segundo o economista, é a recuperação de setores industriais, como o de veículos automotores: “O aumento na taxa de empregos gera uma massa salarial maior,  que por sua vez proporciona o consumo”.

    Os interessados nas vagas das Pernambucanas do Catuaí,  os currículos devemser entregues diretamente na loja. É pré-requisito o ensino médio completo e no mínimo um ano de experiência.

    Para concorrer a uma das vagas temporárias no Maringá Park, os currículos devem ser entregues no balcão de informações ou enviados pelo site do shooping.

    Comentários estão fechados.