Assuma o protagonismo da sua carreira e torne-se um profissional autocomprometido

Um profissional autocomprometido é aquele que tem seus objetivos e é capaz de manter compromisso consigo mesmo.

  • Um profissional autocomprometido é aquele que tem seus objetivos e é capaz de manter compromisso consigo mesmo.
    Imagem: Freepik / Foto criada por @javi_indy

    Muitas pessoas desejam saber o segredo do sucesso. Sinceramente, acho esse conceito ultrapassado, “o segredo do sucesso”, o que é sucesso para você? Pode ser ter uma fortuna guardada no banco ou ser diretor de uma grande empresa, ou ainda passar mais tempo com a sua família e conseguir aproveitar seu dia a dia com as pessoas que você ama.

    Independentemente do que você considera sucesso, seja na sua vida pessoal ou profissional, você precisa de autocomprometimento! A princípio você pode não acreditar nisso, mas pense comigo: se você sempre cumpre os prazos ou realiza as tarefas que você prometeu que iria fazer, isso te faz um profissional autocomprometido?

    Não! Um profissional autocomprometido é aquele que tem um objetivo e, além disso, se mantém no caminho certo para cumprir esse objetivo, é um compromisso com você mesmo.

    Um profissional autocomprometido é protagonista da sua carreira porque ele sabe que todas as empresas têm prós e contras, porque ele não depende da empresa para focar em sua carreira profissional; ele aceita as mudanças e entende que uma frustração pessoal não pode se tornar uma frustração da empresa. Ele culpa menos, julga menos, ouve mais e procura soluções para resolver os problemas, uma vez que ele está com foco total em sua carreira.

    É muito fácil nos comprometermos com outras pessoas, seja com nosso chefe, um colega de trabalho, com alguém da família etc., e nos obrigamos a cumprir o que foi acordado para que os outros não se frustrem e pensem que somos descomprometidos.

    Se comprometer com você mesmo, entretanto, é outra história: por que é tão difícil ir à academia todos os dias? Seguir a dieta? Tirar uma hora de estudos por dia? Ou cumprir qualquer outra meta de “começo de ano”? Porque é mais fácil nos comprometermos com outras pessoas do que conosco mesmos?

    Por que é tão difícil cumprir o que nós prometemos para nós mesmos? Lidar com a frustração pessoal é tão difícil quanto decepcionar outra pessoa – se você não obedece a si mesmo então como vai conseguir se dedicar as outras coisas?

    A minha crença, o meu segredo e minha chave para o sucesso é o autocomprometimento. Apenas pessoas autocomprometidas com sua carreira e com o sistema empresarial no qual estão inseridos são capazes de alcançar o sucesso.

    A verdade é que muitos profissionais perdem tempo reclamando do ambiente de trabalho, dos colegas, das condições e de tantas outras coisas ou passam tanto tempo fomentando a competição ao invés da cooperação que se esquecem de fazer o seu melhor com as ferramentas que possuem.

    O mundo é o que é e, sozinho, com apenas reclamações, não podemos mudar! O mercado de trabalho, na maioria das vezes, é cruel e não se importa com os nossos sonhos, por isso cabe a nós mesmos nos comprometemos em nos tornamos protagonistas das nossas carreiras para alcançar os resultados desejados.

    Robert Kiyosaki, no seu clássico livro “Pai rico, pai pobre” defende que uma das maiores diferenças entre o pai rico e o pai pobre é que enquanto o pai pobre afirmava “Não dá para comprar isso” o pai rico insistia em falar “O que eu posso fazer para comprar isso?”. No primeiro caso temos uma afirmação enquanto no segundo temos uma pergunta. Um deixa você sem alternativa, o outro obriga você a refletir.

    No mundo corporativo utilizamos a mesma mentalidade, se você apenas afirmar “eu não consigo fazer isso” ao invés de “o que eu posso fazer para realizar isso?” continuará sempre no mesmo lugar, sem progredir na sua carreira e sempre no mesmo lugar

    Se você deseja se tornar protagonista, pratique o autocomprometimento, seja comprometido com suas tarefas e responsabilidades, seu sucesso depende de como você lida com o que é de sua responsabilidade, faça o melhor que puder com as ferramentas que você tem sem depender de outras pessoas.

    Seja orientado pelo respeito e você se sentirá tranquilo nas diferentes situações e desafios que tiver que enfrentar; priorize relações sociais de paz para eliminar as crenças negativas da sua vida. Esteja sempre aberto para novos aprendizados e experiências.

    Com autocomprometimento você constrói, dia a dia, a sua felicidade e recebe o sucesso com amor, dedicação e, principalmente, paz. Tem algum comportamento que te incomoda e que você faz e não te faz bem? Comece a mudá-lo através de pequenas metas e proteja o seu ambiente de trabalho.

    Gostaria agora de te propor uma atividade: todos os dias, ao final do seu expediente, você vai avaliar o seu nível de autocomprometimento, respondendo à pergunta “de 0 a 10 quanto eu foquei hoje para alcançar o meu objetivo?”

    Comentários estão fechados.