As oportunidades do nosso mercado estão sendo criadas a todo momento. Se você comprar de maneira correta, você nunca vai perder dinheiro.
O mercado imobiliário está constantemente se movimentando. Os patamares de preços, as oportunidades do momento, as novidades do setor… tudo isso é mutável. Mas já começo este artigo te informando que se você quer investir nessa área, está entrando com o pé direito: além de ser o mercado mais tradicional da história, este é um dos momentos mais promissores investimentos para este ano.
Levantamentos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que o Produto Interno Bruto da Construção Civil vem em uma crescente desde 2019, a primeira alta após estabilidade que o mercado viveu desde as mudanças políticas/jurídicas e sanitárias pós 2014. A crise de mundo que presenciamos alguns anos atrás ficou no passado e serviu para comprovar a estabilidade que o mercado imobiliário traz, não tendo desvalorização em nenhum momento. A expectativa é que o setor retome os níveis de atividade pré-crise com rapidez após o fim da pandemia e alçada de PIB na casa de 5% – e o panorama do mercado imobiliário no pós-pandemia é marcado por novas tendências e oportunidades que vamos esmiuçar neste artigo.
Antes de entrarmos mais a fundo nas oportunidades que o mercado imobiliário tem oferecido ao investidor, às imobiliárias e às construtoras, é necessário entender um pouco melhor o momento atual. É fato que a pandemia do novo coronavírus gerou uma crise econômica sem precedentes na maioria dos setores, mas também é incontestável que o ramo imobiliário tem fundamental importância para a estabilidade e o crescimento do País. Fatores como linhas favoráveis de crédito, bons preços e taxas baixas de juros são vistos como os principais impulsionadores da retomada econômica e, para um bom investidor, a crise pode ser vista como uma oportunidade – configuro aqui a possibilidade de colocar o imóvel no patamar de estabilidade acima do café, ouro e gado – que sempre se seguram e só aumentam com momentos mundiais de crise
O mercado de compra e venda, segundo os economistas especializados, apresenta chances de conseguir um financiamento com taxas menores e garantir carência maior para pagar a primeira parcela de um empréstimo nesse momento. A queda na taxa Selic tornou a compra de imóveis ainda mais atrativa no cenário que estamos vivendo, principalmente como uma boa alternativa de investimento, já que no mercado imobiliário atual é possível encontrar negócios por preços que ainda estão sendo considerados 24% abaixo do que deveria estar sendo praticado e, – desta forma lucrar com valorização e ter uma opção atrativa para quem quer gerar renda por meio do aluguel, pois com a valorização versus valor pago versus valor de aluguel, iremos ter rendas na casa do 1%.
Com empresas falindo e perdendo força, fica mais arriscado investir na bolsa de valores e a compra de um imóvel pode ser a melhor forma de preservar o dinheiro e garantir a rentabilidade. Tendo esse novo cenário imobiliário em mente, é possível ver que o presente e futuro serão de oportunidades para quem apostar nos novos modelos que o mercado está indicando além do modelo tradicionalista.
Novas tendências do setor imobiliário
O mercado imobiliário não está em crise nem está saturado. No entanto, ele se adaptou às novas demandas que os clientes trouxeram com conhecimento financeiro. Para se sobressair e investir certo, é necessário saber aproveitar as oportunidades que surgem em meio ao caos, certo? As adaptações trazidas pela crise da covid-19 trouxeram mudanças ao mercado de vendas e locações que vieram para ficar. A maior de todas, sem dúvidas, é o uso da tecnologia, que já trouxemos aqui na coluna, com os contratos totalmente digitais, o uso de vídeos para demonstrações dos imóveis e visitas online – o digital trouxe oportunidades imensas às imobiliárias, corretores e construtoras que, em vez de chorar pelas mudanças resolveram correr para se adaptar. A tecnologia faz com que os potenciais compradores tenham o acesso completo a cada metro quadrado do empreendimento. Condomínios inteligentes, prospecção de clientes imobiliários pela internet e presença cada vez mais forte no digital fazem parte dessa nova realidade e não há como voltar atrás.
O futuro do mercado imobiliário também tem mais oportunidades para quem se atentou que novos layouts são e serão cada vez mais valorizados: com o período de isolamento e o aumento do home office, apartamentos com varanda, casas com área de lazer exclusiva e ambientes bem divididos tanto para imóveis residenciais quanto comerciais passaram a ser mais procurados pelo consumidor depois da quarentena, assim como ter um imóvel maior. É claro que localização, valor e qualidade construtiva seguem sendo importantes, mas as construtoras e os investidores que valorizarem as necessidades trazidas pelo home office vão sair na frente.
Outro ponto importantíssimo a ser considerado é a flexibilização – palavra de ordem nesse novo momento, principalmente para quem quer aproveitar as oportunidades de locação: da imobiliária digital ao mercado on demand, mais uma vez a tecnologia traz mudanças consideráveis ao setor. Se para o corretor é mais do que necessário investir em marketing digital e conhecer muito bem sua cartela de clientes para poder suprir suas necessidades de consumo, para o proprietário é preciso abrir a mente e investir em comodidades e contratos flexíveis, compatíveis com o novo mercado.
Construtechs e proptechs, como a Housi e a Casai, estão expandindo rapidamente e ainda promovendo integração via equipamentos como Chromecast e Google Home. As startups chegaram para ficar e trouxeram um modelo de negócio que não pode ser ignorado (Airbnb que o diga!). Investir em imóveis com localização interessante e atrativos para esse público mais jovem e moderno e mirar em um tipo de negócio que está se propagando com força no mercado imobiliário brasileiro.
Segurança e oportunidades
O mercado imobiliário sempre foi seguro, sem grandes oscilações. E digo isso com a propriedade de quem está há 20 anos nesse mercado – e que já viu salário mínimo de R$ 200 e loteamentos com parcelas de R$ 79. Hoje, dependendo da cidade onde você atua, o valor de uma parcela de loteamento é uma vez e meia o salário mínimo. Faço essa comparação para que você veja o quanto o mercado imobiliário é estável. Não importa a fase, sempre há compra e venda no nosso mercado. No nosso País, quase todos têm acesso à aquisição de um imóvel, diferente do que acontece na Europa, por exemplo, onde quase 70% do mercado está na mão de pouquíssimas pessoas. Aqui, de 2006 a 2014 houve um boom de oportunidades de compras com novos programas e injeção de dinheiro no mercado e, quando veio a crise política que afetou tantas economias, a situação do mercado imobiliário simplesmente deixou de crescer tão exponencialmente para entrar em uma estabilidade – a curva do gráfico nunca desceu.
Onde estão, então, as novas oportunidades? Estão bem aqui, batendo na porta. Não se perde dinheiro investindo no mercado imobiliário, a menos que se faça uma compra “fake”…
Se determinado perfil de imóvel encaixa na sua renda, compre. Se é um perfil de empreendimento escasso na cidade onde você mora, compre no lançamento. As oportunidades do nosso mercado estão sendo criadas a todo momento. Se você comprar de maneira correta, você nunca vai perder dinheiro.
O fato é que crises da economia sempre existiram e cada uma delas trouxe consigo efeitos adversos no emprego e da renda, mas também oportunidades para empresas se reinventarem, criarem e aderirem a novas tecnologias e para consumidores reverem padrões comportamentais e tendências de consumo. Os momentos difíceis que já passamos também trouxeram uma série de oportunidades e aprendizados: bancos e agentes do setor financeiro criaram novos métodos de financiamento, novas maneiras de transacionar imóveis foram criadas… E esse novo momento, mais uma vez, está repleto de oportunidades para quem souber identificá-las e aproveitá-las. Para isso é preciso se munir de muita informação, dados, atenção aos detalhes e alguma disposição para correr riscos, afinal, não existe almoço grátis. Quer aproveitar as oportunidades que o atual mercado imobiliário tem a oferecer? Então tenha coragem e visão clara para não as desperdiçar neste novo momento que estamos começando a viver.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.