PAS UEM registra 13,3% de abstenção, acima da média histórica

Compartilhar

No domingo (21/2), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) aplicou as provas do Processo de Avaliação Seriada, o PAS, que neste concurso registrou 24.535 inscritos. Deste total, 3.259 candidatos, o que representa 13,3% dos inscritos, não compareceram aos locais de exame, em 11 cidades do Estado.

Para a presidente da Comissão Central do Vestibular (CVU), Maria Raquel Marçal Natali, embora os números estejam um pouco acima da média histórica do PAS, que registra em torno de 7% de ausentes, os índices são considerados baixos para um contexto de pandemia.

Maria Raquel enfatiza que as ocorrências registradas durante o concurso não tiveram relação direta com a Covid-19 e que as normas de biossegurança foram respeitadas por todos, tanto candidatos quanto pessoal de apoio. “Foram ocorrências normais como problemas na documentação e atrasos”, reforça a presidente da CVU.

Os temas da prova de redação variaram conforme as etapas do concurso. Os alunos inscritos na etapa 1 tiveram de escrever um relato sobre o ensino remoto e a própria rotina de estudos em casa durante a pandemia. Já quem fez a etapa 2 precisou escrever uma carta do leitor manifestando a opinião sobre a inclusão do estudo de educação financeira na escola.

Na prova da etapa 3, a redação exigida foi uma resposta argumentativa para a seguinte questão: na sua opinião, o cancelamento de uma pessoa, nas redes sociais, é uma forma válida para estabelecer limites contra comportamentos considerados moralmente incorretos?

Gabarito, redação e resultado final

Nesta terça-feira (23/2), a CVU publica o gabarito provisório a partir das 15 horas no site do processo seletivo.

Os candidatos terão 24 horas para os eventuais pedidos de reconsideração do gabarito, o que deverá ser feito mediante preenchimento de formulário próprio, disponível no site da CVU. O documento deve ser protocolado até às 15h do dia 24 de fevereiro no Protocolo Geral da UEM, Bloco A-01, no período das 7h40 às 11h e das 13h30 às 15h.

A CVU informa ainda que no dia 26 de abril, a partir das 15 horas, irá divulgar pelo site a imagem digitalizada da nota da redação. Os candidatos terão prazo de até 72 horas se quiserem solicitar o reexame da nota, o que deverá ser feito em formulário próprio a ser encaminhado eletronicamente à CVU, por meio do Menu do Candidato, ou diretamente no Protocolo Geral da UEM, com atendimento das 7h40 às 11h e das 13h30min às 16h30.

O resultado do PAS será publicado na internet no dia 7 de maio, a partir das 10 horas. A consulta ao desempenho das provas poderá ser feita entre 7 de maio e 7 de junho.

Nos dias 21 e 22 de março a UEM aplicará as provas do Vestibular 2020, que registrou 14.272 inscritos.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da UEM 


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas