Escala Cultural transmite espetáculo “A Frasqueira de Jacy” no Youtube neste sábado (27/3)

Adaptada para a versão online, a peça acompanha como uma simples frasqueira encontrada no lixo revela histórias de uma mulher de 90 anos

  • Uma frasqueira encontrada no lixo e dentro dela vestígios de vida de uma mulher de 90 anos. Foram três anos de investigação para saber quem foi a dona daquele objeto que continha vários pertences históricos. Esse trabalho resultou na peça de teatro documental intitulada “Jacy”, realizada pelo Grupo Carmin, de Natal (RN).

    A história dessa frasqueira será agora contada dentro do projeto Escala Cultural que traz para Maringá, com incentivo do Prêmio Aniceto Matti, espetáculos teatrais ao longo dos próximos meses, sendo um por mês. A nova versão, adaptada para o formato do Youtube, ganhou um novo recorte com o nome de “A Frasqueira de Jacy”.

    A peça será exibida em sessão única no sábado (27/3), às 20h, no canal do Youtube da 2 Coelhos Comunicação e Cultura. A opção pela plataforma digital é uma alternativa diante das proibições de espetáculos abertos durante a pandemia. A nova versão online já foi pensada para esse formato e foi um desafio para o Grupo Carmin.

    O ator e diretor Henrique Fontes mora em Natal e a atriz Quitéria Kelly, com quem ele contracena, está no Rio de Janeiro. A peça é contada de forma online com o capricho de elementos audiovisuais. Esse detalhe de distanciamento é mais um atrativo dessa nova versão da peça que originalmente estreou em 2013. Desde então, é o espetáculo de maior circulação do grupo.

    Trata-se de uma recriação da peça original para o formato online, filmada ao vivo e com interação de documentos gravados. Foi atualizada durante o período de quarentena. “A trajetória de vida de Jacy fala muito do nosso Brasil. Traduzimos essa obra numa linguagem diferente. Não deixamos de trazer o elemento do teatro para o audiovisual e conseguimos fazer tudo isso à distância”, conta o diretor.

    Henrique Fontes revela que sente a falta do elemento catártico, o prazer de estar diante de uma plateia. Por outro lado, entende que o Youtube também promove o teatro, democratizando peças teatrais que muitos não teriam outra oportunidade pra conhecer.

    Jacy, a proprietária da frasqueira, teria completado 100 anos de vida no ano passado. Jamais imaginaria que entraria pra história dentro de tantas estórias.

    Serviço

    O que: Escala Cultural – “A Frasqueira de Jacy”

    Quando: Sábado (27/3) às 20h

    Duração: 35min

    Classificação: Livre

    Onde assistir: Youtube da 2 Coelhos Comunicação e Cultura 

    Comentários estão fechados.