Que tal caminhar de Londrina a Maringá em cinco dias? É a proposta do Caminho das Catedrais

No Caminho das Catedrais, as pernoites vão ocorrer em centros comunitários dos distritos ou em acampamentos.

  • Já imaginou encarar uma caminhada entre Londrina e Maringá, em meio às belas paisagens das áreas rurais? É o que propõe o Caminho das Catedrais, que tem cinco edições previstas para o ano de 2019.

    Ao contrário do Desafio das Catedrais, em que o percurso de 120 km era feito em 24 horas ininterruptas, o Caminho das Catedrais divide o percurso em cinco dias e quatro noites.

    “A divisão em cinco dias possibilita que mais peregrinos sejam contemplados. Poucos se habilitavam a fazer o percurso em 24 horas. Desta forma, também conseguimos incentivar as comunidade para o turismo rural, bem como os empreendedores desta região”, afirma Nilsa Helena, gestora do Caminho das Catedrais.

    Uma primeira experiência foi realizada em agosto de 2018. Fotos do evento podem ser vistas nesta página do Facebook. A primeira edição de 2019 do Caminho das Catedrais vai ser realizada no mês de março, em meio ao Carnaval, entre a sexta-feira (2/3) e a quarta-feira (6/3).

    No Caminho das Catedrais, as pernoites vão ocorrer em centros comunitários dos distritos ou em acampamentos. Em todas as paradas, há tempo livre para descansar e conhecer os atrativos dos pequenos distritos de toda a região entre Londrina e Maringá.

    Dentro do valor da inscrição, também estão inclusos os lanches, jantares e cafés da manhã, além de um serviço de transporte de mochilas. A inscrição custa R$ 750,00.

    Programação do Caminho das Catedrais

    • Dia 1 – Partiremos de Londrina as 08:00 h em frente a Catedral, e seguiremos no primeiro dia até o Caramuru, distrito de Cambé , em uma distância de aproximadamente 20 km, neste trecho parte dele caminharemos por grandes avenidas de Londrina, onde encontramos diversos mercados, padarias, lanchonetes, cafés, para adquirirmos produtos para consumo, seremos recepcionados pela comunidade e faremos o pernoite no centro comunitário, onde teremos a tarde livre para conversarmos, conheceremos alguns atrativos do distrito, uma capela, teremos um lanche da tarde, janta e café da manhã.
    • Dia 2 – Partiremos as 07:00 h e seguiremos em direção ao distrito do Campinho em Arapongas, em um trajeto um pouco mais precário do ponto de vista de conveniência, em uma distância de aproximadamente 34 km, recomendo já no café da a preparação de um lanche de trilha, já no km 30 estaremos no distrito Ceboleiro, para emergências há postos de gasolina e 1 bar, capela. No distrito do Campinho seremos recepcionados pela comunidade e faremos o pernoite no centro comunitário, onde teremos a tarde livre, conheceremos alguns atrativos do distrito, uma capela, teremos um lanche da tarde, janta e café da manhã.
    • Dia 3 – Partiremos as 08:00 h e seguiremos em direção ao distrito de Pau D’alho, em uma distância de aproximadamente 21 km, também conhecido como “Vila dos Crentes” passando por 3 pequenos, mas pequenos mesmo distritos, o “km 21” a “Vila Vitoria” e o 60 km “Vila Progresso” onde almoçaremos no já famoso e consagrado ponto de hidratação da “Caminhada do Desafio das Catedrais” o “Bar da Rose”. Depois apenas mais 6 km e estaremos distrito de Pau D’alho seremos recepcionados pela comunidade e faremos o pernoite na Igreja Presbiteriana, onde teremos a tarde livre, conheceremos alguns atrativos do distrito, uma capela, teremos janta e café da manhã.
    • Dia 4 – Partiremos as 07:00 h, será o dia mais intenso, serão aproximadamente 32 km até a chácara Bonilha, um recanto privado, cedido pelo Jonas e sua esposa Helena que nos receberão, dormiremos em barracas (2 em cada) a beira de uma pequena represa, teremos janta e café da manhã.
    • Dia 5 – Partiremos as 07:00 h, serão 24 km até a catedral de Maringá, passando por trechos urbanos de Sarandi e Maringá, encerramento da caminhada, agradecimentos, entrega dos certificados, dispersão. missa na Catedral as 12:00 h para os devotos.

    O Caminho das Catedrais também vai ser realizado nos meses de maio, julho e novembro.

    • 01/05/2019 a 05/05/2019
    • 17/07/2019 a 21/07/2019
    • 24/07/2019 a 28/07/2019
    • 13/11/2019 a 17/11/2019

    Para grupos com no mínimo dez pessoas, os gestores do grupo Caminho das Catedrais também analisam a possibilidade de agendamento do percurso em datas especiais.

    Mais informações pode ser obtidas no site oficial do percurso e a inscrição é feita online no portal Ecobooking.

    Desafio das Catedrais com 130 km em 24 horas

    Em dezembro de 2018 foi realizada a V edição do Desafio das Catedrais. O percurso é muito semelhante ao Caminho das Catedrais, mas é realizado em apenas 24 horas.

    • I Desafio das Catedrais – 19 inscritos e 2 concluíram.
    • II Desafio das Catedrais – 40 inscritos e 10 concluíram.
    • III Desafio das Catedrais – 127 inscritos e 36 concluíram.
    • IV Desafio das Catedrais – 152 inscritos e 53 concluíram.
    • V Desafio das Catedrais – 163 inscritos e 16 concluíram.

    Para conhecer outras caminhadas e desafios pela natureza no Paraná, basta acessar o portal da Emater.

    Comentários estão fechados.