Biografia de Dom Helder Câmara vai ser encenada nesta sexta-feira em Maringá. Grupo de São Paulo fecha apresentações gratuitas de projeto

  • Dom Helder Câmara, que foi arcebispo de Olinda e Recife, figura conhecida da história brasileira recente, é o tema da última apresentação do projeto Escala Cultural de 2018. A peça teatral “O Avesso do Claustro” vai ser apresentada na próxima sexta-feira (14/12), às 20h30, no Teatro Barracão. A entrada é gratuita.

    Encenada pelo grupo de São Paulo, Cia do Tijolo, a peça vai contar a história de um personagem considerado decisivo na construção do pensamento de esquerda na América Latina. Por sua atuação política, Dom Helder Câmara ficou conhecido como Bispo Vermelho e esteve presente em momentos importantes da história mundial, tendo sido um dos brasileiros mais conhecidos internacionalmente durante os anos 1970 e 1980.

    Helder Câmara foi o primeiro brasileiro a denunciar no exterior os crimes de tortura cometidos durante o regime militar no País. Foi um grande defensor de presos políticos, colaborou com os sem-terra, sem-teto e moradores das favelas do Rio de Janeiro e Recife. Também incentivou a criação das comunidades eclesiais de base, onde foram difundidas suas principais ideias.

    Ao defender uma igreja progressista, chegou a ser conhecido como conspirador durante o Concílio Vaticano II por sua capacidade estratégica e midiática. Por toda sua atuação, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por quatro vezes.

    O espetáculo que traz a biografia do arcebispo tem classificação etária de 12 anos e duração de 150 minutos. O ator Dinho Lima Flor interpreta o religioso revolucionário. Para contar a história de Dom Helder, três personagens se juntam para visitá-lo, fazer- lhe perguntas, por vezes discordar de suas ideias, outras vezes concordar com elas, mas principalmente ouvir de novo a voz do Vermelho.

    O Escala Cultural é um projeto da 2 Coelhos Comunicação e Cultura que tem como objetivo oferecer uma programação cultural permanente, trazendo um espetáculo de teatro por mês, sempre com entrada gratuita.

    Este projeto foi contemplado no Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

    Serviço

    Espetáculo “O Avesso do Claustro”, da Cia do Tijolo (São Paulo/SP)

    • Data: 14/12 (sexta-feira)
    • Horário: 20h30
    • Local: Teatro Barracão.
    • Entrada: gratuita / ingressos são distribuídos na bilheteria do teatro 1 hora antes da apresentação, somente um por pessoa.
    • Capacidade de público: 215 lugares
    • Classificação: 12 anos
    • Duração: 150 minutos

    Quem curte música eletrônica não pode perder as duas noites da Elements of Life Festival em Maringá. Festa será realizada na sexta (14/12) e no sábado (15/12) no Fashion Hall. Conheça as atrações!

    Comentários estão fechados.