Bate-papo com autores conhecidos nacionalmente esquenta expectativa para Flim 2018. Off Flim traz a Maringá Marco Cremasco e Daniela Arbex

  • A Feira Literária Internacional de Maringá, a Flim, só começa em novembro (21 a 25/11), mas os ansiosos podem entrar no clima do evento participando da segunda edição da Off Flim. O encontro dessa vez vai trazer a Maringá os autores Marco Cremasco e Daniela Arbex. O tema do bate-papo vai ser “A não ficção pede espaço nos livros” e a mediação fica por conta do jornalista Victor Simião.

    Ele explica que vão ser cerca de 30 a 40 minutos de conversa com os autores para que os participantes conheçam um pouco deles e depois o público vai poder fazer perguntas. Ao fim, vai haver uma sessão de autógrafos e de fotos com os presentes.

    O jornalista, que vai fazer a mediação do bate-papo, explica que o objetivo é debater o espaço da não ficção na literatura. Daniela é jornalista e escreveu livros-reportagem importantes como “Holocausto Brasileiro”, sobre um hospício de Barbacena/MG, e “Todo dia a mesma noite”, que conta a história da tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria/RS.

    Marco Cremasso é engenheiro químico e romancista. Seu último livro traz crônicas nas quais fala muito sobre a região Noroeste do Paraná. “São memórias da infância do autor e esse é o real dele se impondo no que escreve. Ele é de Guaraci, estudou na UEM, mas hoje mora em Campinas/SP, onde é professor”, explica Simião.

    A intenção da Off Flim, segundo Simião, é ir movimentando a cena cultural e literária de Maringá antes mesmo da Flim e a ideia é unir autores que não tenham muito a ver um com o outro para que o debate seja enriquecido. “Na primeira edição desse ano, em setembro, trouxemos autores de gerações e públicos diferentes. No começo, formaram-se grupinhos, mas depois os participantes saíram fãs dos dois convidados, foi sensacional”, recorda.

    A participação no evento é gratuita e não é necessário fazer inscrição. O encontro vai ser na quinta-feira (25/10), a partir das 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Maringá Park. A Off Flim é produzida com verba municipal de incentivo à Cultura, através do Prêmio Aniceto Matti.

    Convidados para o bate-papo com os autores

    Marco Cremasco acaba de publicar a coletânea de crônicas “Onde se amarra a terra vermelha”, pela editora Nave. Ele é o primeiro ganhador do Prêmio Sesc de Literatura e entre outros livros, publicou “Santo Reis da Luz Divina” e “Histórias Prováveis”, pela editora Record.

    Daniela Arbex, que é jornalista, venceu prêmios importantes como o Esso e o Jabuti. Ela é autora dos livros “Holocausto Brasileiro” e “Cova 312”, pela Geração Editorial. Neste ano, lançou “Todo dia a mesma noite”, pela Intrínseca, que conta a história da tragédia na Boate Kiss.

    Serviço:

    • Off Flim
    • Onde: Livrarias Curitiba (Shopping Maringá Park)
    • Data: 25/10
    • Horário: 19h30
    • Entrada gratuita (não é necessário se inscrever previamente)

    Comentários estão fechados.