Primeiro DVD de poesia surda produzido em Maringá será lançado no sábado. Trabalho mostra que linguagem de sinais também tem “sotaque”

  • O primeiro DVD de poesia surda de Maringá vai ser lançado no sábado (22/9), a partir das 20 horas, no Teatro Barracão. O projeto tem o apoio do Prêmio Aniceto Matti de 2017 e foi produzido por Renan Gustavo Parma, com coprodução de Alan Gaitarosso e Eloisa Pedroni Pimental e direção de Victória Pedroni.

    Inédito na cidade, o projeto cultural “Arte na Palma da Mão”, leva o regionalismo da língua de libras de Maringá para a poesia e o vídeo.

    Gaitarosso afirma que a língua de sinal, assim como qualquer língua, tem seu regionalismo, sendo bem diferente de uma região para outra no Brasil.

    “A falada em Maringá é diferente de Londrina, mesmo sendo cidades próximas. Além disso, é recente, sendo regulamentada em 2002, e a segunda língua oficial do país”, diz.

    Ele também destacou a proposta de divulgar a poesia surda, uma forma de arte ainda pouco difundida. “Infelizmente nem os próprios surdos às vezes sabem que existe a poesia própria da língua de sinal. O que eles acabam aprendendo é a tradução da poesia ouvinte para a língua de sinais”, afirma.

     

    A poesia surda centra-se na linguagem estética visual, mesclando língua, imagens visuais, teatro e dança.

    “Quando a poesia surda é traduzida para o português, ela perde o tom artístico e poético, pois não há relação entre as duas línguas. É por isso que o registro desta arte deve ser realizado por canais visuais”, explica o produtor.

    A criação do DVD exigiu encontros e oficinas com discussões sobre cultura surda e sobre a produção de poesia. Os encontros foram ministrados por Víctória Pedroni, surda, poetisa e professora de poesia em Libras.

    Com o DVD, os produtores pretendem divulgar, para surdos e ouvintes, que existe uma produção literária surda e regional. “Preservar e divulgar a língua de sinais utilizada pelos surdos maringaenses estimula a integração desta comunidade na vida cultural do município e fortalece a língual”, destacam os criadores.

    O DVD será lançado durante o Sarau “Arte na palma da mão”. Durante o evento, as poesias do DVD serão apresentadas ao vivo e o público também terá acesso a palestra “Literatura e poesia surda”, com Victória Pedroni. A palestra terá interprete para o público ouvinte.

    Serviço:

    • Lançamento: DVD “Arte na Palma da Mão”
    • Dia: sábado (22/9)
    • Horário: 20h
    • Local: Teatro Barracão – Praça Professora Nadir Cancian, s/n – Zona 7 (Próximo a Copel)
    • Entrada gratuita – ingressos devem ser retirados no local a partir das 19 horas.

    Comentários estão fechados.