Teatro de bonecos para adultos é atração gratuita da noite desta terça-feira. Grupo de São Paulo vai apresentar “O princípio do espanto”

Compartilhar

Nesta terça-feira (18/9) tem teatro de bonecos para adultos, a partir das 20 horas, no Teatro Barracão de Maringá. O grupo Morpheus Teatro, de São Paulo, vai apresentar o espetáculo “O princípio do espanto”.

A classificação indicativa é de 14 anos e a entrada é gratuita. A peça, “O Princípio do Espanto”, é uma comédia dramática que, com técnica inovadora e linguagem não verbal, conduz o espectador à reflexão.

A peça aborda a relação entre criador e criatura: um boneco que pensa conduzir os objetos e a vida à sua frente, mas nada sabe sobre o que está por detrás de si mesmo, sobre o homem que é responsável por seu mais simples movimento.

Junto, há um homem que crê controlar o boneco que construiu, mas compartilha com este a ignorância do que está por detrás de si próprio.

“Após 11 anos da trajetória deste espetáculo, relacionar-me com este boneco diante de tantas plateias ensinou-me um pouco sobre o ofício do teatro”, diz o ator e diretor João Araujo.

Para ele, o espetáculo solo deixou de ser um trabalho solitário quando começou a “sentir que realmente estava acompanhado pelo boneco, que não é uma invenção minha, mas sim da humanidade, e que eu estava ali para servir-lhe com o pulsar da vida e para perceber junto com o público esse espelho imprevisível e surpreendente que é o encontro teatral.”

Araujo utiliza um boneco de manipulação direta (técnica do teatro de animação em que o boneco é conduzido sem a utilização de fios ou varas).

“O princípio do espanto” já foi apresentado em festivais e eventos na Colômbia, Chile, Vietnã, Argentina, Irlanda, Itália e por todo o Brasil.

A apresentação é parte do projeto Escala Cultural, 2 Coelhos Comunicação e Cultura, que tem como objetivo oferecer uma programação cultural permanente, com um espetáculo de teatro por mês, sempre com entrada gratuita. O projeto foi contemplado no Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço:

  • Espetáculo: “O princípio do espanto”
  • Quando: terça-feira (18/9), às 20h, no Teatro Barracão.
  • Entrada gratuita: os ingressos são distribuídos na bilheteria do teatro 30 minutos antes da apresentação, somente um por pessoa.
  • Capacidade de público: 215 lugares
  • Classificação: 14 anos
  • Duração: 55 minutos

Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas