Estudante maringaense lidera nacionalmente Concurso de Ilustração Lei Maria da Penha, com mais de 1,7 mil curtidas. Votação vai até domingo

  • Para dar voz as mulheres e promover a discussão sobre empoderamento e união feminina, uma estudante maringaense decidiu participar da 6º edição do Concurso de Ilustração Lei Maria da Penha. A estudante de Comunicação e Multimeios, Bárbara Rodrigues Costa, de 20 anos, utilizou a criatividade para mostrar frases e situações ainda comuns no cotidiano de muitas mulheres.

    Dentro do tema do concurso “O empoderamento feminino como mecanismo de superação da violência”, Bárbara Rodrigues Costa, por meio de uma ilustração digital, construiu a cena em que uma mulher é agredida e acredita que não poderá viver sem o agressor, quando na verdade existem outras mulheres que possam dar apoio.

    “Eu pensei em muitas colegas que passam pelo que meu desenho representa. Que passam muito tempo nessa situação e não percebem porque têm medo de ficarem sozinha. Para superar a violência a gente precisa se juntar e saber que terá outras mulheres para ajudar”, explica Bárbara.

    Criado pela Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados em 2012, o projeto faz parte de um convênio com o Banco Mundial em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado. O objetivo da premiação é que as pessoas tenham acesso as informações sobre os direitos das mulheres por meio de produções artísticas e de uma linguagem acessível.

    Para a fase de votação popular foram selecionadas 20 ilustrações nas categorias ilustrador amador e ilustrador profissional. Serão escolhidas três produções de cada categoria que tiverem recebido mais curtidas até às 18h de 8 de julho.

    Apesar do resultado oficial ser divulgado somente no dia 9 de julho, na categoria ilustrador amador, quem está na frente é a jovem maringaense. A ilustração de Bárbara tem 1,7 mil curtidas.

    Desenho só foi feito na última hora

    A estudante conta que ficou sabendo da premiação por um grupo da faculdade e que o namorado também a incentivou para participar do concurso. O desenho mesmo só saiu na última hora, durante um jogo da Copa do Mundo.

    Apesar de desenhar “desde a escolinha”, quando fazia desenhos para pendurar na parede, esse é o primeiro concurso que a estudante participa. O desejo de Bárbara é que o hobby, futuramente, se torne uma profissão.

    Durante a produção do desenho, Bárbara reuniu as experiências de colegas e também os casos de assédio que ocorreram durante a Copa do Mundo. O objetivo da estudante é mostrar a importância das mulheres se unirem e também conhecerem a Lei Maria da Penha.

    “Muitas pessoas conhecem [a lei], mas não é tão divulgada. A gente conhece pelo nome mas não sabe para que serve.”, afirma.

    De acordo com uma sondagem do Índice de Confiança na Justiça (ICJBrasil), produzida pelo FGV Direito SP,  de 1.650 entrevistados, 61% disseram que sabem pouco sobre a Lei Maria da Penha. Para 53% a lei “protege pouco” e 27% que “protege nada”.

    Vencedores viajarão para Brasília

    Os vencedores  participarão de uma cerimônia de premiação na Câmara dos Deputados em 8 de agosto, data especial em que a Lei Maria da Penha completa 12 anos. Cada vencedor ganhará um tablet, troféu e um diploma de menção honrosa.

    Apesar de largar na frente, a estudante diz que não gosta muito de pensar na possibilidade de estar em Brasília. Mas que se for selecionada vai levar a mensagem da ilustração aos deputados. É uma maneira de empoderamento e representatividade, em um local onde as mulheres representam 10,5% do total de deputados federais, segundo a pesquisa “Estatísticas de gênero – Indicadores sociais das mulheres no Brasil”, divulgada pelo IBGE neste ano.

    “Vou falar principalmente como a gente precisa se ajudar. Por mais que tenha muita rivalidade feminina, por essa coisa de patriarcado, temos que competir por não ter espaço. E para ter espaço para a gente só precisa se ajudar”, diz Bárbara.

    Para votar, entre na página do Facebook do concurso. Abaixo, a ilustração de Bárbara, que concorre na categoria amador.

    https://www.facebook.com/concursoleimariadapenha/photos/a.1397121177055096.1073741835.276347279132497/1397121323721748/?type=3&theater

    Comentários estão fechados.