Femucic, que selecionou 11 canções de Maringá, começa com programação paralela e shows nas praças. Festival comemora 40 edições

Por: - 12 de junho de 2018

Envie sua denúncia anonimamente
Você tem evidências de corrupção ou crime ? Nos conte o que sabe em completo anonimato, garantido por lei.

As atividades paralelas da 40ª edição do Femucic (Festival de Música Cidade Canção) começaram nesta segunda-feira (11/6), mas a solenidade oficial e as apresentações noturnas no Teatro Calil Haddad, com o quadro “Sons da Cidade”, que contará com a apresentação de cinco músicas de quatro compositores maringaenses, será na quinta-feira (14/6).

A partir das 20h, subirão ao palco Antônio Carlos Bastiani da Silva, para apresentar a canção “Alma e Coração”, seguido por Fernando Morete Gonçalves, com a música “Açucena”. Depois Geraldo Bitencort de Lima fará “Choro por Joaquim” e “Entardecer em Maringá”. Juliano Bitencort fecha a noite com “Itinerante”.

Desde segunda-feira (11/6), estão sendo desenvolvidas oficinais musicais em escolas e empresas, que continuam até sexta-feira (15/6). Nesta terça-feira (12/6), os alunos das oficinas se apresentarão na Praça Raposo Tavares, tendo à frente Nelson Faria e Edu Ribeiro. Na quarta, será na Travessa Jorge Amado, ao lado do Mercadão, ambos às 18h, e na quinta-feira (14/6), será na UEM, às 11h30.

Além dos maringaenses que tocarão na abertura, outros seis músicos locais também tiveram composições escolhidas entre as mais de 1,3 mil inscrições de todos os Estados e Distrito Federal. Ao todo, trinta delas foram selecionadas. Os outros seis músicos da cidade se apresentarão no sábado (16/4).

Antonio Carlos Bastiani da Silva conseguiu a classificação de três canções: “Sonhar, Sonhar”, “Alma e Coração” e “Poema das Cordas”. Rubens Neves de Andrade classificou duas músicas “Paraiano” e “Memórias do Meu Pai”. E a garota Mariliane Corrêa Tenório Calvi fecha a lista dos filhos da cidade classificados, com “Quem foi que disse”.

A edição comemorativa de 40 Femucics contará com o show de encerramento de Elen Oléria e Banda, a vencedora do primeiro The Voice Brasil, em 2012. Outra novidade é que foram selecionadas 13 músicas já apresentadas em edições anteriores, que rememoram os melhores momentos do Femucic.

O Femucic é uma promoção do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Prefeitura de Maringá e Rede Parananense de Comunicação (RPC)..A primeira edição do festival ocorreu em 1977, quando ainda tinha caráter competitivo. Este período se estendeu até 1992, com 24 músicas apresentadas por edição, totalizando 384.

Em 1993 iniciou a fase de mostra, sem competição. Naquela edição contou com 39 músicas apresentadas. O ano de 1994 foi o único em que não houve o evento. De 1995 a 2014, o festival contou com 50 músicas selecionadas por edição, totalizando 1 mil apresentações.

Nos últimos três anos, com a redução das noites de apresentação e aumento das ações paralelas, o palco do Calil Haddad recebeu 26 músicas por edição, de 2015 a 2017, totalizando 78 músicas. A história do Femucic pode contar que recebeu um total de 3.863 músicos em suas 40 edições.

No sábado (16/6) último dia do festival, pela manhã haverá a Caminhada Musical, com início às 9h30, concentração na Praça Napoleão Moreira da Silva e saída do Sesc Maringá. Em seguida, ocorre o primeiro encontro de Bateristas de Maringá, também na praça, às 11h30.

Confira as apresentações dos três dias no Callil Haddad

 

Empregos em Maringá

Últimas vagas de Empregos

RIGON

SALA 3

E AÍ, TÁ PRONTA?

MUNDO DOS NEGÓCIOS