Auto de Natal com história do nascimento de Jesus terá música, dança e teatro nesta terça, quinta e sábado. Veja a programação completa

Por: - 18 de dezembro de 2017
Túnel de luz montado na Praça da Prefeitura, local mais aproveitado da cidade para as selfies do Natal de 2017 / Prefeitura de Maringá

O presépio gigante, montado ao lado do Paço Municipal, onde também funciona a casinha do Papai Noel da Maringá EnCantada, recebe nesta semana o Auto de Natal. O espetáculo é coordenado pela Associação Cultural Lirius, mesmo grupo responsável pelo tradicional show religioso na Paixão de Cristo.

Ao público que participar, a promessa é de uma bela apresentação com música, dança e teatro. O Auto de Natal será encenado nesta terça-feira (19/12), quinta-feira (21/12) e sábado (23/12), sempre a partir das 20h30.

Segundo o diretor executivo da Associação Cultural Lirius, Marlos de Almeida, a apresentação fará jus ao grande presépio, concebido aos moldes dos napolitanos, algo nunca antes visto na cidade, que foi montado em Maringá.

E espetáculo contará a história do nascimento do Menino Jesus de uma forma pouco convencional, agregando ao enredo religiosidade popular e a história de Maringá. Almeida adianta que a inspiração foram os festejos existentes no universo agrícola cafeeiro da década de 1950.

“Queremos resgatar o verdadeiro espírito de Natal e, com isso, contamos com os elementos mais importantes que preservam esse sentimento: a Folia de Reis, o presépio e a encenação do nascimento de Jesus”, explica Almeida.

Auto de Natal com sotaque de Maringá

O auto conta a história de um pioneiro de Maringá a narrar, aos seus dois netos, os passos iniciais de Jesus. O avô nunca teve contato com os temas orientais, não sabe como é Jerusalém ou Belém, mas conhece a história do nascimento.

A proposta é unir magia e simplicidade, com uma história contata de dentro de um quintal: a virgem Maria com roupa de “fuxico”, o Anjo Gabriel de bicicleta, o Menino Jesus que nasce numa tulha e muito mais.

A apresentação será marcada por uma trilha musical de canções antigas como Deus Salve o Oratório (Calix Bento), Anunciação, 25 de Dezembro – tradicionalmente usada na Folia de Reis – e Bandeira do Divino”.

A programação completa da Maringá EnCantada pode ser acessada nesta reportagem do Maringá Post.

Correção: a matéria foi atualizada às 15h30 desta segunda-feira, com a correção das datas de apresentação do Auto de Natal. 

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.