Primeira apresentação de pole dance artístico em Maringá será nesta quinta-feira no Calil Haddad

  • Nesta quinta-feira (16/11) será realizada a II Mostra Artística do estúdio de dança Aéreo Fitness. A inovação fica por conta da apresentação da turma de Pole Dance Fitness, utilizando movimentos de acrobacias aéreas e giros.

    A professora de Pole Dance Fitness, Karenn Ticianel, diz que essa é a primeira apresentação da modalidade com intenção artística em Maringá. “Nós trabalhamos com o pole dance fitness e essa apresentação visa o lado artístico dos movimentos acrobáticos utilizando trabalho de força, flexibilidade e muita dança”, diz.

    A temática da mostra é a cultura pop japonesa. A turma de pole dance, que conta com dez integrantes – sendo nove mulheres e um homem – vai representar o anime de patinagem artística “Yuri!!! On Ice”.

    A popularidade da dança em academias cresce em uma velocidade exponencial, no entanto, ainda existe quem vincule a atividade à uma exposição sexualizada do corpo feminino. “Existem pessoas que entendem e vêem como esporte e dança, mas também tem aqueles que quando você comenta de pole dance, logo relacionam com à sexualidade.”

    Buscando fugir desta concepção, a apresentação será embalada por “música clássica e movimentos voltados para o ballet”, completa.

    Também serão realizadas também apresentações de ballet clássico (adulto e infantil), fit ballet, dança de salão, dança do ventre, danças urbanas, tecido, lira, trapézio, clip dance e estileto.

    O evento será realizado no Teatro regional Calil Haddad a partir das 20h30. Os convites custam R$ 20 e podem ser adquiridos na secretária do estúdio de dança Aéreo Fitness até quinta-feira a tarde, ou na portaria do teatro. A expectativa é receber 750 pessoas.

    Pole dance pode se tornar um esporte olímpico?

    Em outubro, a Gaisf (Global Association of International Sports Federation), associação que reúne todas as federações internacionais de esportes reconheceu provisoriamente o pole dance como esporte.

    Com isso, gerou a especulação que isso seja o primeiro passo para que a dança torne-se um esporte olímpico.

    No entanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) do Brasil, decidiu que, no Brasil, legalmente o pole dance é uma dança e não um esporte.

    Sendo assim, o pole dance passa a fazer parte da mesma categoria de atividades como ballet, ioga e artes marciais.

    Comentários estão fechados.