Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Alguns animais do Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu Binacional, entraram no clima de carnaval. De 1º a 4 de março, eles receberam enriquecimento ambiental com o tema do feriado. Teve até o bloquinho “Ando Devagar Porque Já Tive Pressa”, dos jabutis.
Durante o período, antas, catetos, cachorros-do-mato e onças-pintadas comeram feno como prato principal. Já os jabutis se deliciaram com melancia congelada, um desvio da alimentação tradicional. Os recintos foram decorados com enfeites carnavalescos e os alimentos servidos em caixas com tema de folia. A ação foi preparada pelas estagiárias Gabrielly Zilli, Mariana Romero e Julia da Silva, da Divisão de Áreas Protegidas.
O enriquecimento ambiental é uma prática essencial para proporcionar novos estímulos aos animais. Para a zootecnista Fabiana de Orte Stamm, da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu, essa atividade “além de melhorar o bem-estar, contribui com a educação ambiental e conservação da biodiversidade, despertando curiosidade nas pessoas sobre os animais silvestres”.
Uma das formas de enriquecimento é oferecer alimentos de maneira diferente, seja escondidos em caixas, pendurados, espalhados pelo ambiente ou congelados. Cada atividade é pensada para estimular o comportamento natural dos animais, com foco em suas necessidades e características, como a procura pelo alimento e o contato com novas texturas e gostos.
Confira


