Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Os Procons do Paraná estão orientando aposentados e pensionistas do INSS a verificarem seus extratos de benefícios para prevenir descontos não autorizados. A ação ocorre após a operação Sem Desconto da Polícia Federal, que identificou fraudes envolvendo cobranças indevidas de sindicatos e associações inexistentes ou não relacionadas aos beneficiários.
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná (Seju), por meio do Procon-PR, orienta os cidadãos a acessarem o aplicativo Meu INSS ou o site oficial do instituto para consultar seus extratos. Caso algum desconto não autorizado seja identificado, o usuário pode cancelar a cobrança diretamente no aplicativo. Para aqueles sem acesso à internet, é possível agendar atendimento presencial pelo telefone 135.
A operação da Polícia Federal, que investigou 11 empresas, resultou em 721 reclamações no Procon-PR. Estima-se que a fraude tenha causado um prejuízo de R$ 6 bilhões aos beneficiários do INSS em todo o país.
A nova funcionalidade do Meu INSS, que permite o cancelamento de mensalidades associativas diretamente no aplicativo, foi implementada após cobrança do Procon-PR, visando facilitar o processo para os segurados. A medida tem como objetivo resolver um problema que afeta milhares de cidadãos, muitos dos quais dependem exclusivamente da aposentadoria como única fonte de renda.
O Procon-PR segue acompanhando os desdobramentos da investigação e reforça que, caso os beneficiários identifiquem cobranças irregulares, devem tomar as providências necessárias para reverter o prejuízo.