Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta beneficiários sobre a circulação de perfis falsos nas redes sociais que se passam pela instituição para aplicar golpes.
Um desses perfis é o @assistencia_inss, no Instagram. A conta usa de forma indevida o nome, a identidade visual e conteúdos semelhantes aos oficiais do INSS.
Essas postagens têm atraído usuários com promessas de reembolso de descontos associativos e supostas facilidades para resolver pendências.
O objetivo dos golpistas é induzir as vítimas a fornecerem dados sensíveis, como CPF, número do benefício, fotos de documentos e informações bancárias.
Esses dados podem ser usados para acessar contas no Meu INSS ou até para contratar empréstimos consignados em nome das vítimas.
O INSS reforça que não realiza atendimento pelo Instagram, Facebook ou WhatsApp. Também não solicita envio de documentos por esses meios.
Todos os serviços e consultas devem ser feitos apenas pelo site gov.br/meuinss, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
O instituto alerta para que os beneficiários desconfiem de mensagens com promessas fáceis, especialmente aquelas que envolvam links externos ou solicitações urgentes de dados.
O uso indevido da marca do INSS é crime, e o órgão afirma que está atuando para remover páginas e perfis falsos da internet.
A instituição também pede que a população denuncie conteúdos suspeitos e reforce os cuidados com a segurança digital.