Cuidado: criminosos estão se passando por assistente virtual do INSS para aplicar golpe

Atenção ao novo tipo de golpe: criminosos estão se passando pela assistente virtual do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para aplicar golpes via WhatsApp.

A assistente virtual do INSS, Helô, é um plantão de dúvidas que pode ser acessada apenas pelo Meu INSS , ou seja, ela não entra em contato com os segurados pelo WhatsApp para “conversar”. Os golpistas, em uma tentativa de obter dados dos beneficiários, dizem fazer parte da “central de atendimento”, e para passar credibilidade fornecem algumas informações dos segurados e números de protocolo.

O INSS orienta a todos que, caso recebam esse tipo de contato, bloqueiem o número e não forneçam nenhuma informação, dados pessoais, fotos ou documentos. O Instituto frisa também que nunca entra em contato direto com o segurado para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos.

O número do SMS (mensagem de texto) usado pelo INSS para informar os cidadãos é o 280-41, o INSS nunca manda links nem pede documentos por SMS. E sempre que o órgão contata uma pessoa para apresentar documentos, esse contato fica registrado na plataforma Meu INSS e pode ser conferido pelo telefone 135.

Em caso de tentativa de golpe, denuncie para a ouvidoria online do INSS ou ligue no número 135. E se você sofreu esse golpe, registre um boletim de ocorrência na Polícia Civil e entre em contato com o INSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.