Abril teve chuvas irregulares e máximas abaixo da média histórica no Paraná

Altônia, Laranjeiras do Sul e Loanda tiveram as menores médias mensais desde 2018, segundo o Simepar.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Abril foi marcado por temperaturas máximas abaixo da média histórica e chuvas distribuídas de forma irregular em praticamente todo o Paraná, conforme levantamento divulgado pelo Simepar nesta quinta-feira (1º).

    Apesar das mínimas terem seguido o padrão esperado para o mês, as temperaturas máximas — registradas geralmente no início da tarde — tiveram queda significativa em diversas regiões. Isso contribuiu para o declínio das médias mensais em cidades como Altônia, Laranjeiras do Sul e Loanda, que atingiram os menores valores desde 2018.

    O Noroeste do estado foi uma das regiões mais afetadas. Maringá, por exemplo, teve temperaturas máximas 3,3°C abaixo da média histórica. O mesmo fenômeno foi observado em Guarapuava e Guaraqueçaba, com declínios entre 2°C e 3°C.

    Já em relação às mínimas, a maioria das regiões manteve valores dentro da média. Exceções foram registradas em Foz do Iguaçu e Cascavel, com mínimas até 1,5°C abaixo do esperado, enquanto Telêmaco Borba teve temperaturas 1,6°C acima da média.

    A capital, Curitiba, teve volume de chuva ligeiramente abaixo da média histórica de abril. Enquanto isso, cidades como Umuarama e Cianorte, no Norte, registraram precipitações acima do previsto. Em contraste, municípios do Sul e do Litoral, como Cascavel, Foz do Iguaçu e Guaratuba, ficaram bem abaixo da média.

    Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar, os dados refletem o comportamento típico do outono. “O declínio das temperaturas máximas impactou diretamente as médias do mês, especialmente no Noroeste do estado”, explicou.

    Para maio, a previsão do Simepar é de um mês mais seco e com temperaturas mais elevadas em todo o estado.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.