Papa Francisco: Vaticano revela primeiras imagens do Pontífice no caixão; sepultamento será no sábado (26)

A Missa das Exéquias será celebrada em 26 de abril, seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) os detalhes sobre as cerimônias fúnebres do Papa Francisco, falecido na segunda (21), aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de insuficiência cardíaca irreversível.

    Francisco, que foi o primeiro pontífice sul-americano e jesuíta da história da Igreja Católica, assumiu o papado em 2013, mas, ao longo dos últimos anos, começou a apresentar problemas de saúde.

    Traslado para a Basílica de São Pedro

    De acordo com o cronograma anunciado pelo Vatican News, o corpo do Papa Francisco será trasladado na quarta-feira, 23 de abril, às 9h (horário local), da Capela da Casa Santa Marta — onde o pontífice faleceu — até a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

    Veja o vídeo a seguir:

    A condução da urna será acompanhada por uma procissão religiosa, presidida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, que estará à frente do momento de oração. O cardeal Farrell também será responsável por presidir as cerimônias durante o translado, que incluirão um breve ato litúrgico antes de o corpo do Papa ser colocado na urna e levado pelas ruas do Vaticano.

    A procissão começará na Praça Santa Marta, seguindo pelo caminho que leva à Praça dos Protormártires Romanos. O percurso continuará até o Arco dos Sinos e, finalmente, a urna será levada até a Praça de São Pedro, onde o Papa Francisco será acolhido na Basílica Vaticana pela porta central. No interior da Basílica, será celebrada uma Liturgia da Palavra, ocasião em que o cardeal camerlengo dará início ao período de visitação pública, permitindo que fiéis e cidadãos de todo o mundo possam prestar sua última homenagem ao pontífice.

    Exéquias e Missa de Corpo Presente

    No sábado, 26 de abril, às 10h (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias no átrio da Basílica de São Pedro. Esta missa marcará o início do Novendiali (novenário), um período de nove dias de luto, orações e reflexões em memória do Papa Francisco. A celebração eucarística será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, e contará com a presença de autoridades religiosas e civis de todo o mundo.

    Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.

    Diversos chefes de Estado e de governo já anunciaram oficialmente sua presença para prestar homenagem ao Pontífice falecido.

    Comentários estão fechados.