Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Devido à escassez de placas automotivas que começam com as letras A e B, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) liberou uma nova sequência alfanumérica de placas veiculares iniciando com a letra T. As novas combinações, que já estão em uso, permitirão o emplacamento de 439.956 novos veículos no estado.
As novas sequências alfanuméricas variam de TAI a TAZ e de TBA a TBZ. Antônio Paim, coordenador de veículos do Detran-PR, explicou que o estado estava próximo de esgotar as combinações disponíveis e, com a nova liberação, mais de 400 mil faixas de placas estarão disponíveis até o final do próximo ano. O Paraná realiza uma média de 21 mil emplacamentos mensais, totalizando 108.487 veículos emplacados de janeiro a maio deste ano.
Atualmente, a frota de veículos emplacados no estado é de 8.358.311. Em 1990, o Paraná foi o primeiro estado a adotar as novas sequências da época, começando com as letras A e B, que duraram 30 anos. Em 2020, o estado solicitou e recebeu uma nova subsequência com a letra R, disponibilizando aproximadamente 250 mil placas. A sequência mais recente, iniciada em 2022, começa com a letra S, abrangendo mais de 500 mil unidades.
O Detran-PR também oferece a opção de escolha de sequência de placas para proprietários de veículos novos, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 150, destinada a projetos sociais. Este serviço é exclusivo para carros zero quilômetros, com 10% das combinações reservadas para esse propósito.
Osmar Marcondes, proprietário de uma estampadora de placas, informou que sua empresa produz cerca de 2,5 mil unidades por mês. As placas são fabricadas com QR Codes predefinidos, garantindo a segurança desde a produção até o registro dos dados dos veículos e proprietários no sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). As informações são do G1 Paraná.