Tempo estimado de leitura: 5 minutos
O evento, que será realizado em 8 de junho, no formato on-line, vai abordar os temas mais atuais das diversas áreas da pediatria no contexto pós-pandemia.
O Hospital Pequeno Príncipe vai promover, em 8 de junho, no formato on-line, o II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria.
O evento contará com mais de 70 aulas entre ao vivo e gravadas, que vão abordar os temas mais atuais das diversas áreas da pediatria no contexto pós-pandemia. Além disso, o encontro marcará o lançamento do Criança 2025 – V Congresso Internacional de Especialidades em Pediatria, que ocorrerá em Curitiba.
Entre os palestrantes estarão profissionais de diversas especialidades do Pequeno Príncipe e de outros hospitais brasileiros, além de representantes dos Estados Unidos, Chile e Itália. O encontro é destinado a médicos e demais profissionais de saúde de todo o Brasil, como enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos, farmacêuticos e nutricionistas.
“O encontro de especialidades vem proporcionar uma maneira de atualização no que há de mais novo não somente no Brasil, mas também no mundo. Isso com o foco no que aconteceu com a saúde da criança e do adolescente no pós-pandemia. Ou seja, o que há de novidades, como medicações, vacinas e um novo perfil de abordagem na consulta pediátrica, por exemplo”, destaca o vice-diretor-técnico de Assistência e Ensino do Pequeno Príncipe, Victor Horácio de Souza Costa Júnior. “Será uma amostra do que vai ser o Congresso Criança 2025, que será realizado em maio do próximo ano”, completa.
O médico, que também é o coordenador-geral da comissão organizadora do encontro, ressalta que a pediatria não é mais a mesma daquela praticada antes da pandemia da COVID-19. “Hoje, nós temos um outro olhar e cuidado em relação ao paciente pediátrico. Um exemplo é que tivemos um aumento significativo dos casos de depressão, ansiedade e mudança de comportamento da criança e do adolescente. Então, a abordagem da saúde mental é uma necessidade obrigatória na consulta desse público”, observa.
Conteúdo disponível por dois meses
Alguns assuntos que serão abordados no evento são a doença invasiva pelo Streptococcus pyogenes; os pequenos sinais das doenças raras; a hesitação vacinal; o uso de cigarro eletrônico por crianças e adolescentes; o diagnóstico precoce do câncer infantil; as emergências em erros inatos do metabolismo; a febre na infância; o manejo da bronquiolite viral aguda; e o impacto das redes sociais no cérebro em desenvolvimento.
Essas e outras palestras ficarão disponíveis por dois meses no site do evento para todos os participantes inscritos. Mais informações sobre a programação, valores para participar e espaço para a inscrição estão disponíveis no site encontrohpp.com.br.
Sobre o Pequeno Príncipe
Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe, maior e mais completo hospital pediátrico do país, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que disponibiliza assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o Brasil. É referência nacional em tratamentos de alta e média complexidade, como transplantes de rim, fígado, coração, tecidos ósseos e medula óssea. Com 369 leitos, sendo 76 em UTIs e dez para transplante de medula óssea, atende em 47 especialidades e áreas da pediatria que contemplam diagnóstico e tratamento, com equipes multiprofissionais, e promove 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, realizou cerca de 228 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil cirurgias e 307 transplantes. E, pelo terceiro ano consecutivo, a instituição figura como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina, de acordo com um ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek.
Serviço – II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria
Data: 8 de junho (sábado)
Horário: das 7h45 às 19h55 (transmissão das aulas ao vivo)
Importante: próximo da data do evento, serão enviadas as informações para o e-mail de quem se inscrever para o acesso na plataforma on-line
Comentários estão fechados.