Pinturas da artista maringaense Amanda Fahur são expostas em Ouro Preto

A artista maringaense, Amanda Fahur, foi convidada a expor suas obras de arte na Fundação de Arte de Ouro Preto.

  • A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP abre as portas da Galeria de Arte Nello Nuno para a abertura de “Pressentimento”, exposição de obras da Amanda Fahur, que poderá ser visitada a partir do dia 21 de outubro de 2022.

    A artista natural de Maringá (PR), dedica-se desde 2016, ao desenho, à pintura e à escultura; tendo em paralelo se formado em Arquitetura. Em 2020, realizou a individual “Transposição” no Museu de História e Artes Hélenton Borba Côrtes, com obras da série “Janela em Janela” (2016-2018) e “Sistemática” (2019). No mesmo ano, iniciou a série “Pausas”, determinante no desenvolvimento de novos processos de criação. Nessa série, deu vazão a composição de paisagens oníricas repletas de formas distorcidas, divididas entre as irreconhecíveis e as que podem ser intuídas – como gota, corrente, bengala, escada, osso, ampulheta, ornamento, dentre outras.

    Entre 2021 e 2022, aprofundou o interesse pelo o que não pertence à realidade, os elementos da ficção e da fantasia que coleta de suas imagens mentais. Intensificou a abstração das formas orgânicas, assim como a livre criação de novos seres de um mundo alternativo, dando-lhes vida em camadas a cada nova pintura. Dessa produção recente, foram selecionadas as obras para a individual na FAOP: Marca de Nascença,Três corpos de mãos e pernas dadas, Gota, Fica em pé sem cair (2021), Estou perdendo muitos fios, Processo interno de produção de uma gota de vidro, Luta (O outro eu) e Ovo II (2022).

    Com curadoria de Sabrina Leal, que coopera há dois anos com a artista Amanda Fahur através do Programa CoCRICU e Arremesso Entre Artistas, “Pressentimento”, que significa sentir o que está para acontecer sem saber ao certo o que está porvir, foi escolhida como título para refletir em como o sentir precede a razão. E que muitas vezes o desejo artístico que impulsiona à realização parte desse estado de não-saber, e é preciso coragem para processos onde o fazer move-se pela intuição. Na exposição, as obras são dessa fase de duelo interior, que levou a descoberta sobre como transitar entre mundos (imaginário e real) e a manifestá-los no espaço físico. “Parecia inacreditável até acontecer”, frase da artista.

    A exposição é gratuita e fica aberta até 27 de novembro de 2022, com visitação de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. A Galeria de Arte Nello Nuno está localizada na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, Ouro Preto | MG. Mais informações pelo telefone (31) 3552-2480.

    Serviço

    Exposição: Pressentimento

    Data: 21 de outubro a 27 de novembro de 2022

    Local: Galeria de Arte Nello Nuno | Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, Ouro Preto, MG.

    Visitação: de segunda a sexta das 9h às 12h e de 13h às 17h.

    Sábados, domingos e feriados: 14h às 18h.

    Entrada franca.

    Comentários estão fechados.