Maringá Post abre nova Coluna de Direito Previdenciário

Você já ouviu falar em direito previdenciário? É possível que não, mas, mesmo que esse seja o caso, você pode ter certeza de que esse é um tema que tem tudo a ver com você.

Esse é um ramo do direito público que surgiu com a conquista dos direitos sociais e regulamenta a saúde, assistência e previdência social como as aposentadorias, benefícios assistenciais, salário maternidade e auxílio reclusão, muitos deles concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Apesar de serem tópicos que causam um impacto enorme na vida das pessoas, o seu conhecimento não é muito comum. A maioria das pessoas ouve falar do INSS, mas podem aparecer diversas dúvidas de como funciona todo o processo.

Mas o direito previdenciário não precisa ser algo tão difícil, e a nova coluna do Maringá Post vai provar que é possível descomplicar tudo isso. Afinal, como já dizia Séneca, célebre advogado e intelectual do Império Romano, “A lei deve ser breve para que os indoutos possam compreendê-la facilmente”.

A nossa mais nova colunista, Monica Francischini é Mestre em Direito, Especialista em Direito Público, advogada atuante no campo previdenciário desde 2009, professora da área desde 2015 e ex-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB de Maringá. Ela é alguém que, de forma bastante literal, dorme e acorda pensando em direito previdenciário, então ninguém melhor do que ela para explicar e esclarecer esse conteúdo.

Com pai e mãe advogados, não deveria ser surpresa que foi essa a área escolhida por Monica. No entanto a escolha foi mais por “exclusão”, uma vez que ela tentou, primeiramente, se afastar da área de exatas. Ela sempre gostou muito de escrever, então foi para a área de humanas, onde eventualmente se apaixonou por Direito e, em seguida, se encantou pelo direito previdenciário.

Segundo Monica, é essencial que haja entendimento pleno do direito previdenciário para que as pessoas possam se planejar para o futuro. O dia do amanhã é sempre incerto, então é importante estar preparado para qualquer coisa – assegurando que o futuro seja escrito de forma justa e digna.

Não só isso, mas, para que todos consigam assegurar seus direitos fundamentais de forma justa, essa coluna vai te guiar a cada passo do caminho.

A Coluna de Direito Previdenciário será publicada semanalmente, na terça-feira, então fique ligado para não perder nenhuma dica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.