“Meu Deus, eu estou enxergando! Meu Deus!”

catarata
Compartilhar

“Eu tô enxergando, meu Deus, obrigada!”, foram algumas das primeiras palavras da dona Maria, 69, após a cirurgia de catarata realizada pela Prefeitura de Mandaguari.

Cega há 8 anos, dona Maria tentou ser operada no Rio de Janeiro e Maringá, onde morou, mas nunca conseguiu. Em Mandaguari, no final do ano passado, ela levou apenas 3 meses para ser operada de um dos olhos.

Entre outubro e dezembro do ano passado, a Prefeitura realizou 90 cirurgias de catarata por meio do contrato de R$ 1,5 milhão estabelecido em 2021 com o Cisamusep. No mesmo período, o município encaminhou outras 50 pessoas para cirurgias realizadas via SUS.

catarata
A aposentada Maria Cortes permaneceu parcialmente cega por oito anos Foto: PMM

“Ficamos muito felizes com essas 140 cirurgias de catarata: 64% delas conseguimos realizar graças ao nosso contrato com o Cisamusep. Garantimos dignidade, atendimento humanizado e qualidade de vida para nossos moradores”, comenta a prefeita Ivonéia Furtado.

Prefeitura quer zerar a fila de cirurgias de catarata

A Prefeitura de Mandaguari realizou, entre outubro e dezembro do ano passado, 90 cirurgias de catarata por meio do contrato de R$ 1,5 milhão que a Administração Municipal estabeleceu em 2021 com o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep). No mesmo período, o município encaminhou outras 50 pessoas para cirurgias realizadas via SUS. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (10) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“Ficamos muito felizes com essas 140 cirurgias de catarata: 64% delas conseguimos realizar graças ao nosso contrato com o Cisamusep. Garantimos dignidade, atendimento humanizado e qualidade de vida para nossos moradores”, comenta a prefeita Ivonéia Furtado. 

Segundo o balanço da SMS, apenas dois moradores que estavam na fila para a cirurgia não puderam ser operados no final de 2021, devido a problemas de saúde. “Em dezembro, ficamos muito próximos de zerar a fila de catarata. Isso mostra comprometimento da nossa equipe e representa uma conquista para a saúde dos mandaguarienses”, avalia Ivonéia.

As cirurgias realizadas pela Administração Municipal beneficiaram moradores como a aposentada Maria Cortes, 69, que reside em Mandaguari desde o final do ano passado e está parcialmente cega há 8 anos. A aposentada aguardou apenas três meses até ser operada de um dos olhos. 

“Já tentei operar no Rio de Janeiro e Maringá, onde morei, mas nunca consegui. Aqui, em 90 dias, deu tudo certo. Operei, fui bem atendida por médicos carinhosos e maravilhosos, com respeito e amor, e fiz a consulta, também, para operar o outro olho”, comenta a aposentada, que aguarda a confirmação da data da segunda operação.

A cirurgia possibilitou que a aposentada pudesse, finalmente, voltar a enxergar. “Não dá para explicar, só dá para sentir, sabe? Como é que vou te explicar o sentimento da minha alma? Até as paredes, até essa claridade do sol me impressionam”, diz.

A DOENÇA – A catarata costuma aparecer a partir dos 60 anos, em média e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é responsável por 48% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.

Alguns dos sintomas da catarata são a visão nublada, a sensibilidade à luz e visão noturna mais fraca. O diagnóstico da doença é feito por um médico oftalmologista.

Atualmente, segundo a SMS, o município tem 15 moradores que aguardam a cirurgia de catarata.

 

Mais notícias de Mandaguari

 


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas