Conheça alguns produtos inusitados que são originados dos grãos de soja

  • Após a colheita, a oleaginosa é utilizada como base para vários produtos alimentícios. No entanto, o que você pode não saber é que a soja tem aplicações bem diferentes no mercado, que fogem da agricultura

     

    A soja é a principal cultura do agronegócio brasileiro, com o país ocupando a primeira colocação no ranking de maior produtor e exportador do grão no mundo. Os resultados superiores em produtividade se devem a diversos fatores, como condições climáticas favoráveis, boas práticas agrícolas e o manejo adequado durante todas as etapas de desenvolvimento da lavoura, em que o uso de fungicida para soja tem importante papel.

     

    Mas o que você não sabe é que a soja enfrenta grandes desafios no campo e também pode ser aplicada em casos inusitados no mercado.

    Soja: muitos desafios, diversas aplicações

    Os desafios dentro de campo são inúmeros, e todos os dias os produtores enfrentam problemas sérios que podem colocar o trabalho de meses a perder. Um exemplo são as doenças, causadas por microrganismos, como fungos, que podem atacar severamente a cultura, comprometendo boa parte da qualidade dos grãos e impactando diretamente a rentabilidade da safra.

     

    Nesse caso, o mercado de defensivos agrícolas evoluiu e hoje conta com tecnologias de ponta em fungicida para soja que, aplicadas no momento correto, sob orientação de um técnico e nas doses recomendadas pela bula, podem não só proteger as plantas, como contribuir para o máximo potencial produtivo da lavoura. 

     

    Com altos índices de produtividade, os grãos de soja no pós-colheita são destinados à comercialização e, na maioria das vezes, servem como base para alimentos, ração animal e óleo vegetal. Porém, há diversas aplicações menos conhecidas da soja. Confira a seguir algumas delas.

    Automóveis

    É estranho, mas é real! Desde 1930, na época de Henry Ford, os grãos de soja são utilizados na fabricação de automóveis. Nesse universo de quatro rodas, não duvide de nada: você pode estar dirigindo um carro em que partes do motor, a espuma dos assentos e algumas peças plásticas podem ter em sua composição a oleaginosa mais importante do mundo. 

    Pneus

    As montadoras não são as únicas fãs dos grãos de soja! Os fabricantes de pneus utilizam o óleo como uma espécie de aditivo para o látex, o que garante mais elasticidade ao produto e maior capacidade de suportar climas intensos.

    Combustível

    Os biocombustíveis estão ganhando cada vez mais mercado como uma fonte sustentável de abastecimento em substituição ao petróleo. E diante de um fato tão importante como esse, é claro que a soja não poderia ficar de fora como matéria-prima e com números que surpreendem: cerca de 80% do biocombustível produzido no Brasil é feito com a soja colhida de nossas lavouras.

    Giz, velas e tintas

    Tudo junto e misturado! Esses três produtos utilizam toneladas de soja em sua fabricação e, por isso, mantêm uma produção bem mais amiga do meio ambiente, em comparação aos métodos tradicionais.

     

    Viu só como a agricultura brasileira é rica? Ela não só fornece os alimentos necessários para sustentar toda uma cadeia mundial, como também traz culturas que podem ser utilizadas como matéria-prima em outras aplicações em nosso dia a dia, através de métodos mais sustentáveis e que evitam a degradação de recursos naturais.

    Comentários estão fechados.