Mais de 500 postes foram quebrados pelo temporal desta sexta-feira, 15

  • As chuvas desta sexta-feira no Paraná foram consideradas pela diretoria da Copel como o segundo pior temporal da história da empresa. Mais de 500 postes foram quebrados.As equipes da Copel entraram em ação em seguida, passaram a noite e mais o sábado na luta para recuperar o fornecimento de energia em todas as regiões.
    No oeste, até o momento foram encontrados 270 postes quebrados. A situação mais grave se encontra em Jesuítas, no Oeste, próximo a Assis Chateaubriand, onde cerca de 40 estruturas estão sendo substituídas em uma força-tarefa que conta com dezenas de trabalhadores. Duas carretas fazem o transporte dos postes para reposição em campo. Em toda a região, há 1.900 ocorrências para atendimento a 17 mil unidades consumidoras sem luz.

     

    No noroeste, cidades ficam sem luz

    Na região Noroeste, 22 mil domicílios encontram-se desligados, boa parte deles em decorrência de um segundo temporal que atingiu a região no final da tarde desta sexta. O município de Terra Rica teve as duas fontes danificadas pela queda de árvores sobre as redes elétricas.  Ao todo, são 12 postes quebrados nas redes que chegam até a cidade, além de cabos rompidos nas redes urbanas e rurais dentro do município. O técnico local, Joede Correia de Araújo, relata que as equipes trabalharam durante toda a madrugada e que há a expectativa de religar a cidade nas próximas horas.

    O município de Inajá também chegou a sofrer desligamento por conta das chuvas, devido a árvores sobre a rede, postes quebrados e cabos rompidos, mas já teve o fornecimento remanejado. Ainda na região, o município de Querência do Norte teve 54 postes quebrados é um dos que mais concentra serviços, nas áreas urbana e rural, inclusive em alguns locais em que o acesso ainda está dificultado.

    500 postes
    Além do prejuízo da Copel, tendo que substituir mais de 500 postes, há o prejuízo de empresas que não puderam trabalhar por falta de energia Foto: Copel

     

    O que se deve evitar durante a tempestade

    A Copel lembra que, em dias de tempestades, deve-se manter distância de situações que possam oferecer riscos, como postes quebrados e fios rompidos. A falta de luz pode ser comunicada pelo SITE e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

    Comentários estão fechados.