Munhoz de Melo recebe governador em exercício, prefeitos da região e mais um Meu Campinho

  • O município de Munhoz de Melo, de 3,7 mil habitantes na Região Metropolitana de Maringá, esteve em festa nesta sexta-feira, 8, quando recebeu o governador em exercício, Darci Piana (PSD), cerca de 30 prefeitos, deputados estaduais e várias outras autoridades da região. Foi a primeira reunião itinerante da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) desde o início da pandemia de coronavírus e na oportunidade o governador em exercício inaugurou uma unidade do programa Meu Campinho no distrito de Fernão Dias. Com tanta movimentação no mesmo dia, Munhoz de Melo recebe também kit robótico para as escolas estaduais.A obra do Meu Campinho custou R$ 269 mil do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas. O empreendimento conta com campo de futebol com grama sintética, playground infantil, espaços de convivência e descanso e sistema de iluminação em LED. O acesso é liberado à população de forma gratuita.

    O prefeito Marcondes Araújo da Costa (PL) destacou o investimento, que segundo ele vai impactar diretamente na vida da população local. “O apoio do Estado com esse tipo de investimento a fundo perdido viabiliza que um município de pequeno porte, como o nosso, consiga tirar do papel projetos importantes”, disse.

    O prefeito explicou que esta é a segunda unidade do Meu Campinho em Munhoz de Mello. “Nosso município representa a realidade da maioria das cidades do Paraná. A parceria do Estado é o que viabiliza ações inovadoras e transformadoras”, concluiu.

    Além do campo de grama sintética, que é cercado por telas e coberto por rede, a unidade possui com um parquinho com brinquedos para as crianças. O espaço fica localizado junto à Associação de Moradores do Distrito de Fernão Dias, que já contava, também, com uma academia ao ar livre e espaço coberto para a realização de eventos.

    O programa foi inspirado em uma iniciativa similar da Alemanha com o objetivo de reunir em um único lugar equipamentos que permitam a prática esportiva e atividades de lazer para toda a família, instalados estrategicamente em regiões periféricas das cidades. O intuito é que eles estimulem atividades mais saudáveis e também funcionem como espaços de convivência das comunidades beneficiadas.

    Um dos pilares do programa é o foco nas crianças e adolescentes, com a oferta de um espaço atrativo de entretenimento aos jovens em contraponto a comportamentos nocivos, como uso de drogas e vandalismo.

    É o que destacou o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega. “Este é um projeto que não apenas viabiliza a prática esportiva da comunidade local, mas a comunhão das famílias, que passam a ter um espaço de lazer e recreação com uma estrutura bonita e bem planejada”, disse. “Além disso, reduz o tempo gasto das crianças e jovens na internet e as leva à prática de atividades saudáveis”.

    Munhoz de Melo recebe
    Os professores que desejarem também poderão utilizar o kit para desenvolver atividades dentro da sua respectiva disciplina, de forma pontual ou contínua. Foto: Gilson Abreu/AEN

    Com Kit Robótica, mais ciência na escola

    No evento de inauguração do Meu Campinho, o governador em exercício também fez o repasse de kits de robótica do Governo do Estado ao município. A ação faz parte do programa Robótica Paraná, que consiste na entrega de notebooks, componentes eletrônicos e material didático para facilitar a aprendizagem do tema, que será lecionado por professores devidamente capacitados.

    Cada kit é composto por um notebook para a programação do robô, material pedagógico, com 120 aulas de robótica, um vídeo e apostila e mais 448 peças e componentes eletrônicos. Darci Piana destacou que a iniciação e o fomento à formação na área de tecnologia ainda na base educacional é um projeto que vai revolucionar a educação no Paraná.

    PRESENÇAS – Participaram dos eventos os deputados estaduais Tiago Amaral (PSB), Doutor Batista (DEM), Do Carmo (PSL), Evandro Araújo (PSC) e Soldado Adriano (PV); além de prefeitos, secretários municipais e vereadores de municípios pertencentes à Amusep.

    Comentários estão fechados.