Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Samir Xaud foi confirmado neste domingo (25) como o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão ocorreu durante a Assembleia Eleitoral, que aprovou a chapa liderada pelo roraimense.
O nome de Xaud já era esperado desde o dia 18, quando ele inscreveu sua candidatura com o apoio de 25 federações estaduais. Esse apoio impediu que outros candidatos apresentassem a quantidade mínima de assinaturas necessárias para concorrer.
Ele substitui Ednaldo Rodrigues, que foi afastado do cargo pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Rodrigues enfrentava suspeitas de fraude envolvendo assinaturas em um acordo judicial.
A candidatura de Samir Xaud também contou com o suporte de 10 clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro, incluindo Botafogo, Palmeiras, Grêmio e Vasco.
A outra chapa concorrente, encabeçada por Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, teve apoio de 30 clubes. Eles chegaram a lançar um manifesto com exigências à CBF e tentaram articular abstenção na votação.
Além de Samir Xaud, a nova diretoria da CBF terá como vice-presidentes Flavio Zveiter, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e representantes de diversas federações estaduais.
Zveiter, que foi pré-candidato à presidência no início deste ano, deve assumir o cargo de CEO da entidade.
A gestão comandada por Samir Xaud terá mandato para o período 2025-2029.