Palmeiras empata, vê rivais perderem e carimba conquista do 12º Campeonato Brasileiro

Empate com o Cruzeiro, no Mineirão, foi comemorado pelas duas torcidas, já que também confirmou a classificação da equipe mineira para a Sul-Americana. Alviverde, que já era o maior campeão nacional, se torna também o maior campeão brasileiro após 1971.

  • Empate com o Cruzeiro, no Mineirão, foi comemorado pelas duas torcidas, já que também confirmou a classificação da equipe mineira para a Sul-Americana. Alviverde, que já era o maior campeão nacional, se torna também o maior campeão brasileiro após 1971.

    Por Redação

    Ainda havia uma remota chance do título do Campeonato Brasileiro de 2023 não desembarcar na Barra Funda. Atlético-MG e Flamengo precisavam vencer seus jogos de goleada e torcerem por uma derrota do Palmeiras em Belo Horizonte. No entanto, os rivais não fizeram nem a parte deles.

    O Galo foi goleado na Fonte Nova pelo Bahia por 4 a 1, enquanto o Rubro-negro perdeu para o São Paulo, no Morumbi, por 1 a 0. No Mineirão, a equipe de Abel Ferreira empatou com o Cruzeiro em 1 a 1, resultado que foi comemorado pelas duas torcidas, apesar do jogo pegado.

    Ao Cruzeiro, bastava o empate para retornar à Sul-Americana, enquanto ao Palmeiras o 1 ponto serviria para carimbar o título sem a ajuda de ninguém. O Verdão saiu na frente logo no começo do primeiro tempo, com gol de Endrick, revelação de 17 anos e candidato a craque do Campeonato. Titular apenas nas dez rodadas finais, o atacante marcou 11 gols na competição.

    O Alviverde ainda teve outras chances de ampliar o placar, com o próprio Endrick e também com Raphael Veiga, mas parou em boas defesas de Rafael Cabral. O Cruzeiro, que também atacou bastante, barrava em Weverton, até que aos 34 minutos do segundo tempo encontrou o gol, com Nikão. As duas torcidas comemoraram, uma vez que o gol saiu ao mesmo tempo em que, em Salvador, o Bahia chegava ao quarto gol diante do Atlético.

    Com a resultado, o Palmeiras confirmou a 12ª conquista do Campeonato Brasileiro, com 70 pontos. A equipe celeste, livre do rebaixamento, termina o campeonato em 14º lugar, com 47 pontos.

    O Verdão, que já era o maior campeão absoluto de títulos brasileiros, somando todas as conquistas, se tornou também o maior campeão após 1971, quando o torneio adotou a nomenclatura atual. Ao todo, são 12 taças, sendo quatro pré-71 (60, 67, 67 e 69) e oito após esse período (72, 73, 93, 94, 2016, 2018, 2022 e 2023).

    Abel Ferreira também reforça mais um recorde na história do clube. Além de ser o segundo treinador mais vitorioso da história do clube, com 9 troféus, atrás apenas de Oswaldo Brandão, ele também se tornou o primeiro a conquistar bicampeonatos consecutivos do Paulistão, da Libertadores da América e, agora do Campeonato Brasileiro em toda a história do alviverde.

    Foto: César Greco/Palmeiras

    Comentários estão fechados.