Governo do Paraná promove várias ações voltadas a alunos atletas com Síndrome de Down

A prática esportiva é uma grande aliada no desenvolvimento de pessoas com Down, pois melhora o equilíbrio emocional, as habilidades motoras e as relações sociais.

  • Para comemorar o Dia Mundial da Síndrome de Down, a Semana de Ações no Campo da Síndrome de Down teve início. A prática esportiva é uma grande aliada no desenvolvimento de pessoas com Down, pois melhora o equilíbrio emocional, as habilidades motoras e as relações sociais.

    A Superintendência Geral do Esporte desempenha diversas ações por meio de programas e projetos voltadas a atender as pessoas com Síndrome de Down. O Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte) beneficiou, desde o seu primeiro edital em 2018, 29 projetos voltados à prática do paradesporto.

    A Associação dos Paratletas de Cascavel (Apac) é uma das mais de 460 entidades esportivas cadastradas no programa Nota Paraná. Desde 2019, a Apac já foi beneficiada com R$ 65.203,28 em prêmios e créditos.

    A Apac trabalhar o lazer, o desenvolvimento físico e social dos atletas. Atualmente, a associação tem duas modalidades voltadas às pessoas com Síndrome de Down. Uma delas é o parataekwondo, com cinco atletas praticando o esporte diariamente e representando Cascavel em competições a nível regional, estadual e nacional.

    Atletas do parataekwondo da Associação dos Paratletas de Cascavel (Apac)

    O Governo Estadual organiza anualmente os Jogos Escolares do Paraná (Jeps). Dentro do Jeps, os atletas com Síndrome de Down participam de sete modalidades, em quatro delas com categorias próprias, como na natação, atletismo, ginástica rítmica e o parataekwondo. Já no tênis de mesa, xadrez e futsal, eles competem em conjunto com atletas com deficiências intelectuais.

    Nos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), atletas com Síndrome de Down participam, junto com outros atletas PCD (Pessoa com Deficiência) de nove modalidades: atletismo, natação, parataekwondo, tênis de mesa, futsal, golf 7, handebol, parabadminton e xadrez.

    Atletismo de atletas com Down

    Informações da Agência Estadual de Notícias (AEN).

    Comentários estão fechados.