‘Nos ‘Degrais’ das Catedrais’: Filme do cineasta Pedro Nascimento destaca o cartão postal de Maringá

O filme terá, nesta primeira fase, três exibições gratuitas em espaços da cidade, como o Teatro Reviver Magó, Espaço Solagasta e Arena das Artes.

  • Tempo estimado de leitura: 5 minutos

    A Catedral Nossa Senhora da Glória, um dos mais emblemáticos monumentos do noroeste paranaense, é a protagonista do novo curta-metragem “Nos ‘Degraisdas Catedrais”, dirigido e roteirizado por Pedro Nascimento.

    Com estreia prevista para o dia 24 de abril no Teatro Reviver Magó, o filme, viabilizado por meio de recursos do edital municipal Prêmio Aniceto Matti, traz uma narrativa envolvente que entrelaça a história da cidade de Maringá às vidas dos personagens Wagner e Milton, revelando como o espaço urbano pode impactar profundamente a identidade cultural e pessoal.

    A trama acompanha Wagner, um advogado envolto em sua rotina acelerada, que se vê inesperadamente auxiliando Milton, um homem deficiente visual, a atravessar uma movimentada avenida aos pés da imponente Catedral. O encontro inesperado entre os dois personagens abre caminho para uma troca de experiências e memórias ligadas ao monumento, explorando temas como preservação do patrimônio histórico, empatia, memória e inclusão.

    Whatsapp Image 2025 04 14 At 16.28.25 3
    Foto: Natalia Haiat

    “Acredito que a provocação de Milton em repetir “degrais” o tempo todo seja justamente a concretização desses pensamentos, dessa busca por conexões, busca por ser e por estar. Pouco importa o que nós dizemos, o importante é para quem dizemos e, acima de tudo, se somos ouvidos” comenta o diretor Pedro Nascimento.

    Com duração estimada entre de 15 minutos, o curta-metragem mescla cenas ficcionais a imagens da infância dos atores, criando uma ligação poética entre passado e presente, em uma experiência sensível e reflexiva.

    Outro diferencial do projeto é sua colaboração com a plataforma Maringá Histórica, de Miguel Fernando, iniciativa dedicada ao registro e à divulgação do patrimônio cultural da cidade, que ampliará o alcance das exibições e fortalecerá o vínculo entre cinema e memória urbana.

    Whatsapp Image 2025 04 14 At 16.28.25 2
    Foto: Natalia Haiat

    O filme terá, nesta primeira fase, três exibições gratuitas em espaços da cidade, como o Teatro Reviver Magó, Espaço Solagasta e Arena das Artes. Na segunda fase, as sessões serão destinadas a públicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A classificação indicativa é livre.

    “Nos ‘Degraisdas Catedrais” é mais do que um curta sobre um monumento religioso; é uma celebração das histórias que ecoam nos espaços urbanos e da forma como eles moldam nossas vidas.

    Para ficar por dentro de tudo, basta seguir o perfil da produtora Chinelo à Milanesa no Instagram: https://www.instagram.com/chineloamilanesa/

    Serviço:

    Whatsapp Image 2025 04 14 At 16.28.25
    Foto: Natalia Haiat

    Exibições

    24/04/2025 – 20h (Estreia)
    Teatro Reviver Magó – Praça Todos os Santos, s/n – Zona 2, Maringá

    02/05/2025 – 20h
    Espaço Solagasta –  R. Prof. Itamar Orlando Soares, 181 – Zona 7, Maringá

    10/05/2025 – 19h30
    Arena das Artes – Av. Dep. José Alves dos Santos, 4367 – Jardim Brasil, Maringá – PR

    Entrada gratuita
    Classificação livre

    Ficha Técnica:

    Roteirista e Diretor: Pedro Nascimento
    Atuações: Roberto Oliveira (Milton) e Paulo Almeida (Wagner)
    1º Assistente de Direção: Aluísio Stuani
    Direção de Arte: Rebeca Marques
    Naju Campos:  Assistente de Arte e Identidade Visual
    Maquiagem: Elô Gonçalves
    Produtor de Set: Guilherme Veneral
    Assistente de Produção: Mariana Bedendo
    Diretora de Fotografia e Foto Still: Lírica Aragão
    Operador de Câmera: Max Miranda
    Making of: Natalia Haiat
    Produtor Executivo: William Farias
    Assessoria de Imprensa e Redes Sociais: Fernando Souza | Maringaense Cultural
    Produção e tratamento sonoro: Estúdio Casa Amarela

    Produzido com verba de Incentivo à Cultura Lei Municipal de Maringá n.º11200/2020 Prêmio Aniceto Matti

    Comentários estão fechados.