1º Festival Pé Vermelho de Poesia abre inscrições para Residência Poética

Para que o Festival aconteça, os organizadores vão promover uma Residência Poética entre os meses de abril e maio, para a qual as inscrições estão abertas até o final deste mês.

  • Foto:  Matheus Juvencio

    O Coletivo Pé Vermelho dá início a mais um projeto cultural. Desta vez é o 1º Festival Pé Vermelho de Poesia, contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti. O projeto é dividido em duas etapas: a primeira é uma Residência Poética e a segunda o evento do Festival em si. Para que o Festival aconteça, os organizadores vão promover uma Residência Poética entre os meses de abril e maio, para a qual as inscrições estão abertas até o final deste mês.

    Dez poetas serão selecionados para participar de quatro ações formativas presenciais com o objetivo de aprimorar a arte de cada um e propiciar meios para tornar o trabalho artístico mais rentável. Nas oficinas, os poetas farão exercícios de escrita criativa e aprenderão as técnicas de criação de quatro produtos poéticos visando a distribuição de seus poemas. São eles: curtinhas (poemas curtos ou pílulas poéticas), pocket zines, poesia visual (como lambe-lambe e stencil) e a possibilidade de apresentar seus trabalhos em eventos culturais com performances de poesia falada, utilizando somente corpo e voz. Quem ministra as oficinas são as produtoras culturais locais Érica Paiva Rosa e Ana Favorin, a atriz e professora Andresa Viotti e os poetas Valeska Torres (RJ) e Fabio Boca (SP). Essas atividades também serão transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do Slam Pé Vermelho, mas não ficarão disponíveis para serem vistas depois.

    Para realizar a seleção dos poetas, a curadoria vai avaliar quesitos como criatividade, originalidade e histórico com a literatura, a partir do material autoral que os inscritos enviarem no formulário de inscrição. Os selecionados vão receber uma ajuda de custo de R$ 700,00, dividida em duas parcelas pagas mediante a emissão de nota fiscal. Eles deverão participar de todas as formações e nelas criar seus respectivos produtos poéticos, que serão apresentados e distribuídos gratuitamente para a comunidade durante o Festival, que acontecerá no dia 28 de maio. Neste dia, os poetas vão interagir com o público a partir de seus produtos poéticos, conversando sobre seus processos criativos. Haverá intérprete de Libras e momentos de microfone aberto ao público.

    “A ideia é que as pessoas tenham contato com a poesia em diferentes materialidades para mostrar que a literatura não está restrita ao suporte do livro, como muita gente ainda pensa. Por isso, a gente vai distribuir zines e pílulas poéticas, vai fazer um painel poético que será inaugurado no Festival, além de apresentar as performances durante todo o evento”, explica Érica Paiva Rosa, produtora cultural e professora de literatura, também fundadora do Slam Pé Vermelho e coordenadora do projeto.

     

    Serviço:

    1º Festival Pé Vermelho de Poesia

    Inscrições para a Residência Poética no link https://forms.gle/7jNZzbQaQeag5ocs8.

    FORMAÇÃO 1 – Oficina de Curtinhas

    Ministrante: Érica Paiva Rosa (PR)

    Proposta: Escrita criativa de 10 poemas curtos para a produção de 10 cartelas de pílulas poéticas.

    Data: 12, 13 e 14 de abril (quarta, quinta e sexta-feira)

    FORMAÇÃO 2 – Oficina de Pocket Zine

    Ministrante: Ana Favorin (PR)

    Proposta: Escrita criativa de poemas para a montagem de 1 pocket zine e produção de 10 cópias dele, pensando em tema, formato, design, dobradura, ilustração e manipulação.

    Data: 26 e 27 de abril (quarta e quinta-feira)

    FORMAÇÃO 3 – Laboratório de Corpo e Voz

    Parte 1: Oficina de jogos teatrais (preparação para o Laboratório de Corpo e Voz)

    Ministrante: Andresa Viotti (PR)

    Proposta: Exercícios performáticos divididos em 3 momentos: jogos e expressão corporal; teatro como linguagem; teatro como discurso. Nessa oficina, os poetas vão conhecer as potencialidades de seus corpos e vozes e se preparar para a etapa seguinte.

    Data: 15 de maio (segunda-feira)

    Parte 2: Laboratório de Corpo e Voz

    Ministrante: Valeska Torres (RJ)

    Proposta: 30 dias antes da oficina, os poetas gravarão 1 vídeo declamando o poema autoral (de 2 a 3 minutos) escolhido para a criação da performance a ser apresentada no Festival. A partir dos vídeos, a ministrante criará um roteiro de performance para cada poema que será treinado por seu respectivo autor durante este laboratório.

    Data: 17 e 18 de maio (quarta e quinta-feira)

    FORMAÇÃO 4 – Oficina de Poesia Visual

    Ministrante: Fabio Boca (SP)

    Proposta: Elaboração de 3 poemas visuais com a criação de lambe-lambe e stencil e aplicação em um painel poético.

    Data: 24 e 25 de maio (quarta e quinta-feira)

    Todas as atividades acontecem das 19h às 22h na Coletiva Mostra Multicultural, R. Padre Viêira, 443 – Zona 7.

     

     

    Comentários estão fechados.