Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) formalizou, nesta segunda-feira (18), a entrega de mais de 15 mil desktops para 526 escolas da rede estadual. O investimento ultrapassa R$ 43 milhões.
De acordo com a pasta, os computadores serão destinados a 412 instituições que integram o Programa Paraná em Tempo Integral e a outras 114 escolas com carga horária acima de 35 horas semanais, como colégios agrícolas e de educação profissional.
Os municípios onde as escolas estão localizadas incluem Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Loanda, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória e Wenceslau Braz, além de cidades da Região Metropolitana da Capital.
Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, os novos equipamentos devem ampliar o uso das plataformas pedagógicas e melhorar as condições de trabalho de professores e alunos. A declaração foi feita durante o evento de entrega, realizado em Curitiba.
A medida faz parte de um pacote de investimentos em tecnologia previsto para 2025. No segundo semestre, o Estado também distribuiu mais de 25 mil tablets e 2,8 mil carrinhos de carregamento, em um aporte de R$ 46 milhões.
Além disso, a conectividade da rede estadual vem sendo ampliada com a instalação de antenas Starlink em 159 escolas indígenas e quilombolas, além do aumento da capacidade de rede de 25 Gbps para 100 Gbps.