Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Estudantes do Colégio Estadual Princesa Izabel, em Paiçandu, no Noroeste do Paraná, criaram uma calculadora pedagógica inovadora para ajudar colegas a aprender a tabuada. A ideia surgiu nas aulas de Robótica, com o objetivo de tornar o aprendizado da matemática mais dinâmico e interativo.
Ao contrário das calculadoras tradicionais, que apenas exibem o resultado da multiplicação, a calculadora desenvolvida pelos alunos permite que o usuário tente adivinhar o produto da multiplicação antes de ver o resultado. A ferramenta foi projetada para ajudar os estudantes a praticar a tabuada de maneira ativa e autônoma, oferecendo uma abordagem mais engajante para o ensino da matemática.
O projeto foi finalizado no segundo semestre de 2024 e desde então tem beneficiado alunos do próprio colégio, especialmente aqueles em fase de aprendizado da tabuada. A calculadora foi incorporada às aulas de Matemática e ao Programa Mais Aprendizagem (PMA), que atende alunos com dificuldades na disciplina.
O professor André Luiz Lopes, que orientou o projeto, destaca o impacto positivo do uso do equipamento em sala de aula, com alunos praticando a tabuada de maneira divertida e recebendo feedback imediato sobre suas respostas.
Além disso, os estudantes que criaram a calculadora aplicaram seus conhecimentos de robótica e programação para desenvolver o dispositivo, que foi montado com componentes simples, como uma caixa de papelão, um teclado e uma tela LCD.
A expectativa é continuar o desenvolvimento dessa inovação em 2025, ampliando as funcionalidades da ferramenta e criando novas versões para incluir outras operações matemáticas, como adição, subtração e divisão.
GALERIA DE FOTOS




Fotos: Arquivo pessoal
Comentários estão fechados.